Eu era listado como dependente no IR. Como declaro sozinho pela 1ª vez?

Especialista responde dúvida de leitor sobre a Declaração do Imposto de Renda 2018

Pergunta do leitor: Como o dependente deve apresentar a sua própria declaração do Imposto de Renda pela primeira vez?

Resposta de Valdir Amorim*

Os bens e direitos de dependente que passa a apresentar sua declaração em separado não devem mais ser incluídos na declaração do responsável, que deve informar isso no campo “Discriminação” dos bens e deixar de inserir seus valores nos campos “Situação em 31/12/2016” e “Situação em 31/12/2017”.

Na ficha “Bens e Direitos” da declaração do dependente, os bens e direitos devem ser informados nos campos “Situação em 31/12/2016”, com base nos valores constantes na última declaração do responsável, e “Situação em 31/12/2017”.

*Valdir de Oliveira Amorim é coordenador editorial-tributário da IOB da Sage, professor universitário, mestre em Ciências Sociais e Contabilidade, pós-graduado em Direito Tributário, coordenador de cursos de pós-graduação, palestrante, conferencista, mediador em seminários e congressos, doutorando em Contabilidade; especialista há mais de 20 anos em Imposto de Renda, PIS/COFINS, IOF, ITR, CIDE e legislação societária, comercial e tributária.


O site EXAME vai responder diariamente, entre 1º de março e 30 de abril, as dúvidas de leitores sobre a Declaração do Imposto de Renda 2018.