Credicard lança cartão com vantagens para estudantes

Plástico oferece limite de 1.000 reais e pontos para serem trocados por cursos, intercâmbios e eletrônicos

São Paulo – A Credicard vai lançar no fim de maio o primeiro cartão de crédito voltado para universitários cujo contato com os clientes é feito quase inteiramente pela internet. Oferecido inicialmente com a bandeira Mastercard, o “Meu Credicard” conta ainda com um programa de vantagens que permite o acúmulo de pontos que podem ser trocados por prêmios como cursos de idiomas, viagens de intercâmbio e aparelhos eletrônicos.

“A internet é a menor maneira de atingir os estudantes, tanto da classe A quanto das classes C e D”, diz Luiz Almeida, superintendente de produtos da Credicard. Ele afirma que o “Meu Credicard” é o primeiro cartão desenhado especificamente para atender a esse tipo de público, sem se resumir a uma versão simplificada de outros produtos.

Todo o processo de aprovação do cadastro poderá ser feito pela internet, desde a proposta ao envio da documentação. Até mesmo a fatura será enviada por e-mail. É claro que quem não desejar fazer o upload dos documentos escaneados, por exemplo, poderá enviá-los pelos meios tradicionais, fax ou correio. Por meio de um hotsite, ainda em fase de implementação, será possível acompanhar os gastos e os pontos acumulados no programa de vantagens. O relacionamento com a Credicard será realizado por redes sociais como Orkut e Facebook, ambas integradas ao hotsite do “Meu Credicard”.

O programa de vantagens também foi desenhado para ter a “cara” do público universitário. A cada um real em compras o estudante ganha um ponto. Acumulados, eles podem ser trocados por uma série de prêmios. Um curso de inglês de 3 meses no Canadá, por exemplo, vale 200.000 pontos; já um curso de idiomas tradicional no CNA custa a partir de 64.000 pontos; um crédito de 19 reais no celular consome 2.000 pontos; e um par de ingressos de cinema pela Ingresso.com sai por 2.400 pontos. Também será possível trocar pontos por produtos como laptops, celulares, livros e DVDs.

Indicar o “Meu Credicard” para amigos universitários também gera pontos após o indicado pagar sua primeira fatura. A partir de agosto, também será possível a outros clientes Credicard da família transferir pontos de seu próprio cartão para o “Meu Credicard” do estudante. O cartão pode ainda ser customizado com fotos escolhidas pelo próprio cliente, a um custo de 20 reais.

Condições

Para solicitar o “Meu Credicard” é necessário ter mais de 18 anos, ser estudante universitário e comprovar o vínculo junto à instituição de ensino. Do lado dos prós, as vantagens de ser internacional, de não precisar ser cliente de um banco específico nem de comprovação de renda, e o limite de 1.000 reais. “É o maior limite do mercado para um produto universitário”, afirma Luiz Almeida.

Do lado dos contras está o valor da anuidade, que pode ser considerada salgada em relação a outros produtos do mercado. No primeiro ano, é cobrada uma taxa de 40 reais, que deve ser quitada de uma só vez. Nos anos seguintes, porém, o custo passa a ser de 7,90 reais por mês, num total de 94,80 reais em 12 meses, praticamente o mesmo custo de outros produtos Credicard. A taxa de juros de cerca de 12% ao ano para quem financia também é padrão.

Clientes “Meu Credicard” terão acesso às mesmas facilidades que quaisquer outros clientes Credicard, como descontos em shows e direito a pré-venda de ingressos. Também é possível contratar seguros específicos para o público jovem a um custo de 7,90 reais. Um exemplo é a assistência para quem passa da conta na balada ou reembolso do valor dos ingressos para quem precisar faltar a um show.