Como se preparar para declarar Imposto de Renda pela 1ª vez

Internauta teve este ano o primeiro desconto no salário e pergunta como se preparar para sua primeira declaração

<strong>Dúvida do internauta: Eu nunca precisei declarar o Imposto de Renda. A partir de agosto deste ano, eu tive um desconto no meu salário. Quando terei que declarar? E o que eu preciso saber para declarar pela primeira vez?</strong></p>

Resposta de Rodrigo Paixão*: 

Inicialmente, gostaria de ressaltar a seguinte informação: o simples fato de existir imposto de renda retido na fonte sobre seus rendimentos de salário não é um fator que lhe obrigaria a apresentar uma declaração de imposto de renda.

Contudo, havendo imposto retido na fonte e deduções legais que suportem a redução do imposto, existem grandes chances de se recuperar parte do imposto retido ou até mesmo todo o imposto recolhido durante o ano.

Para verificar se você está obrigado a apresentar uma declaração de imposto de renda, no website da Secretaria da Receita Federal você poderá encontrar as situações mais comuns que obrigam os contribuintes a apresentar uma declaração. 

Caso você se enquadre em uma situação que o obrigue a apresentar a declaração, desde já fique ciente que as declarações, normalmente, devem ser apresentadas entre os meses de março e abril, através de meio eletrônico.

Para facilitar o preparo da declaração procure organizar todas as informações que você possuir acerca dos rendimentos, deduções, bens, direitos e dívidas, de maneira que, no momento de preparo, nenhuma informação seja perdida ou esquecida.

Se houver dúvida no preenchimento de qualquer informação no formulário da declaração, procure ajuda para evitar futuras complicações.

Preparar uma declaração de imposto de renda pode parecer simples, más não é. Se assim fosse, a página contendo as perguntas frequentes (perguntas e respostas ou “perguntão”) da Secretaria da Receita Federal não teria mais de 600 perguntas diferentes.

Persistindo alguma dúvida, busque orientação de um profissional.

*Rodrigo Paixão é coordenador de Imposto de Renda de Pessoa Física na H&R Block Brasil. A H&R Block é líder mundial no preparo de declaração de IR, com atuação nos Estados Unidos, Canadá, Austrália, Índia e Brasil. Rodrigo está respondendo a coluna temporiariamente, durante as férias da especialista Eliana Lopes. 

Dúvidas, observações ou críticas sobre a resposta acima? Deixe seu comentário abaixo!

Envie outras perguntas sobre IR para seudinheiro_exame@abril.com.br.