Como ganhar dinheiro com os minicontratos da BM&F

Recente e ainda pouco conhecido da maior parte dos investidores, o WebTrading, que é o home- broker da Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F), pode ser uma excelente oportunidade de negócios para pequenos investidores. Esse sistema tem duas vantagens principais. Uma delas é permitir a realização de operações de compra e venda com custos relativamente baixos, transparência e agilidade. A outra é negociar minicontratos futuros, que custam uma fração dos contratos padrões da BM&F e, por isso, despertam interesse em investidores que estão começando a operar com mercados futuros.

No momento, estão disponíveis para negociação os minicontratos futuros de boi gordo, dólar e Índice Bovespa. Para os próximos meses, está previsto o lançamento de minicontratos de ouro e café arábica. O investidor pode buscar oportunidades de ganho em operações especulativas, acreditando na alta ou baixa das cotações, e também proteção contra as oscilações desses ativos. Por exemplo: pode definir o preço do dólar comercial numa determinada data no futuro, garantindo recursos para fazer uma viagem internacional ou pagar uma dívida assumida na moeda americana.

Para exemplificar uma possível operação de proteção, de modo bastante simplificado, podemos imaginar um investidor que formou uma carteira de ações que vale, de acordo com as cotações atuais, cerca de 60 000 reais. Analisando o cenário atual e as informações disponíveis, esse investidor acredita que a bolsa vai cair no curto prazo – ou, no mínimo, passar por alguns períodos de turbulência em virtude da eleição presidencial. Para 2007, porém, suas perspectivas para o mercado são positivas. Resumindo: ele gostaria de manter sua carteira atual de ações, mas quer se proteger durante o período de turbulência.

Neste caso, o investidor pode vender, na BM&F, contratos de mini-Ibovespa futuro com vencimento em outubro de 2006. Se o mercado de ações efetivamente cair neste período, a perda de valor da carteira poderá ser compensada pelo ganho no mercado futuro – e vice-versa. O investidor pode encerrar essa operação a qualquer momento.

     O movimento de redução da taxa de juros no Brasil tem favorecido o segmento de renda variável, pois os investidores buscam novas alternativas de aplicação, mais sofisticadas, envolvendo maiores riscos, mas com boas oportunidades de ganho.

Roberto Lombardi é diretor da Corretora Interfloat e membro da comissão de assuntos operacionais da BM&F