Como declarar plano de saúde da empresa no Imposto de Renda 2018?

Especialista responde dúvida de leitor sobre a Declaração do Imposto de Renda 2018. Envie você também suas perguntas

Pergunta do leitor: Pago meu plano de saúde, que foi feito em nome da empresa onde trabalho. Apesar de a nota fiscal estar em nome da empresa, sou eu quem pago. Posso lançar o valor na minha Declaração do Imposto de Renda 2018?

Resposta de Eduardo Costa da Silva*:

É possível que você possa lançar o valor gasto na declaração, porém apenas se o plano de saúde houver coparticipação do colaborador —no caso, você.

Se a empresa pagar a integralidade do plano de saúde e nada descontar do empregado, este não poderá considerar os valores para dedução.

Veja todas as despesas médicas dedutíveis no Imposto de Renda 2018 e como declará-las.

*Eduardo Costa da Silva é sócio responsável pela área tributária do Godke Silva & Rocha Advogados. Formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e em Tecnologia pela FATEC-SP, possui MBA em Finanças pela FIPECAFI. Leciona matérias jurídico-empresariais em cursos de especialização e MBA.

O site EXAME vai responder diariamente, entre 1º de março e 30 de abril, as dúvidas de leitores sobre a Declaração do Imposto de Renda 2018. Envie suas perguntas para seudinheiro_exame@abril.com.br.