Como contratar um seguro pela internet em 3 cliques

Corretora online permite a clientes fechar a contratação de um seguro - incluindo o pagamento - inteiramente pela internet

São Paulo – A corretora de seguros online Segurar.com saiu do caráter experimental nesta terça-feira ao lançar cinco novos produtos que vieram se juntar ao já comercializado seguro-viagem: vida, acidentes pessoais, seguro-mulher, lar protegido (resgate em casa) e diária hospitalar. Diferentemente de outras corretoras que apenas fazem cotações de seguros online, na Segurar.com o cliente pode cotar, fechar e pagar a contratação do seguro inteiramente via web, mediante apenas o preenchimento de um cadastro básico. Em algo como três cliques o processo está finalizado.

A ideia do Segurar.com é ser rápido, prático e virtualmente dispensar intermediários na hora da contratação de um seguro, deixando o processo menos burocrático. Ainda que a empresa ponto-com seja uma corretora de seguros, a contratação do produto parece uma compra direta. O Segurar.com escolhe os produtos que deseja comercializar – mesmo que as seguradoras contem com mais opções daquele mesmo tipo de seguro – e fecha parcerias com as seguradoras, recebendo o valor da corretagem.

O modelo do Segurar.com é atraente principalmente para quem não tem tempo ou paciência para a burocracia que pode ser um processo de contratação de seguro. O processo de contratação é realmente bastante fácil e rápido, o site é claro, e as poucas opções podem ser analisadas depressa. Só não é aconselhável dispensar a leitura das condições de cada apólice, a fim de evitar surpresas desagradáveis com exclusões de cobertura, franquias e carências, por exemplo.

Contudo, sem uma pesquisa prévia o cliente não consegue saber se está comprando o produto mais adequado ao seu perfil pelo menor preço. Primeiro porque cada produto é oferecido por apenas uma seguradora, em duas, três ou quatro formatações diferentes. Não ocorre, portanto, uma cotação de um mesmo produto em diversas seguradoras, como acontece em muitas corretoras.

Em segundo lugar, a simplicidade dos formulários de perguntas faz com que os produtos (e preços) sejam bastante abrangentes, abarcando diversos perfis de risco. Com isso, clientes que poderiam ter um perfil de risco menor podem, em tese, sair perdendo caso outras seguradoras ofereçam produtos parecidos por preços menores.

Mas para quem não tem tempo ou disposição de pesquisar, ou prefere resolver tudo de casa, o site é realmente bastante prático. Dentre os produtos lançados nesta terça-feira, um deles foi formatado exclusivamente para a Segurar.com, o seguro Lar Protegido, que garante às residências assistência médica emergencial e remoção hospitalar até mesmo para quem não é morador, desde que a emergência ocorra dentro da casa protegida.

Ainda neste ano a Segurar.com pretende lançar um seguro de vida para diabéticos, um seguro para embarcações, seguro de fiança locatícia, previdência, seguro para aparelhos eletrônicos, além das coberturas mais tradicionais para carros, residências e saúde. Veja na página a seguir os seguros lançados pela Segurar.com nesta terça-feira, com seus preços e condições.


Lar Protegido

O produto formatado exclusivamente para o Segurar.com pela Bem Remoções Médicas leva para dentro da residência o conceito de área protegida. Hoje esse tipo de seguro cobre áreas comerciais, como shopping centers, ou eventos, como festas de formatura. O seguro Lar Protegido oferece para os moradores, visitantes, hóspedes e trabalhadores de uma residência assistência de emergência médica e, quando necessário, remoção em ambulância para o hospital.

O serviço de remoção hospitalar pode ser incluído em muitos planos de saúde como opcional. Mas se o custo não compensar – ou essa opção simplesmente não existir – o Lar Seguro tem a vantagem de proteger não só os membros da família como qualquer outra pessoa que passe para uma emergência dentro da casa, como o encanador que passou para uma visita rápida ou o convidado de uma festa.

A ambulância conta com um socorrista, um médico e um enfermeiro, que podem levar o socorrido ao hospital de sua preferência, para ser atendido, por exemplo, pelo plano de saúde. Mesmo quem não tem plano de saúde pode contar com a remoção, e será então levado para um hospital público. O contato com o hospital e os acertos são feitos pela própria central de atendimento da Bem.

A apólice cobre, por um ano, atendimentos ilimitados de primeiros-socorros por telefone e até três acionamentos, que incluem a ida da equipe ao local, estabilização do paciente e remoção, se necessário. Não são cobertos doenças ou ferimentos provocados conscientemente pelo próprio paciente, como ingestão excessiva de álcool, uso de entorpecentes e atentado contra a própria vida; pacientes portadores de doenças crônicas de tratamento ambulatorial, como fisioterapia, hemodiálise etc.; casos psiquiátricos; distúrbios neurovegetativos; entre outras condições. A carência é de apenas cinco dias.

Preço: de 249 a 299 reais por ano, independentemente das idades dos moradores da casa, podendo incluir idosos e crianças; a partir de três atendimentos, cada acionamento extra custa 690 reais.
Forma de pagamento: cartões de crédito ou boleto bancário. Parcelamento em até três vezes sem juros.
Área de cobertura: cidades do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Santos (SP).

Seguro-viagem

O seguro-viagem comercializado pela Segurar.com desde que a empresa começou a funcionar, ainda em caráter experimental, é da Assist-Card, seguradora especializada na modalidade. As coberturas oferecidas abrangem viagens para todos os continentes, feitas por viajantes de todas as idades, desde que sejam realizadas dentro de um prazo de um ano. A viagem pode durar no máximo de 30 a 60 dias, dependendo do seguro contratado. Também é possível contratar seguros válidos para várias viagens dentro de um período de um ano, ou seguros multiviagens.

Para cada continente são oferecidas três modalidades de seguro, além de um plano diferente para viagens feitas dentro do Brasil. Os valores dos prêmios variam bastante. É possível fazer upgrades em valores de cobertura e mesmo acrescentar coberturas adicionais. As coberturas padrão de cada modalidade incluem, por exemplo, assistência médica por acidente ou doença, ainda que pré-existente, medicamentos, assistência odontológica, localização de bagagem extraviada, entre muitas outras. Só o que varia são os valores de cobertura e a abrangência. As apólices podem chegar a 1.000.000 de reais.


É possível contratar seguro para toda a família ou mesmo para um grupo, e há descontos para menores de 21 anos. As coberturas mais baratas da Assist-Card foram excluídas, a critério do Segurar.com, que julgou baixo o valor de cobertura.

Preço: para um período de 15 dias, de 153 a 418,20 reais, sendo 51 reais no Brasil.
Valor da apólice: de 50.000 reais a 1.000.000 de dólares, sendo 5.000 dólares no Brasil.
Forma de pagamento: cartões de crédito ou boleto bancário. Parcelamento em até três vezes sem juros.
Área de cobertura: todos os continentes.

Seguro Diária Hospitalar

Oferecido pela MetLife, funciona como complementação de eventuais gastos hospitalares não cobertos pelo plano de saúde, podendo até ser contratado por autônomos e outros profissionais que auferem renda por dia trabalhado. Trata-se de uma quantia paga por dia de internação hospitalar para pessoas com idades entre 18 e 65 anos na data de contratação.

São oferecidos três planos, que remuneram de 100 a 300 reais por dia de internação por doença ou acidente, ou de 200 a 600 reais se for caso de UTI. O auxílio-medicamento pode ir de 100 a 300 reais, em caso de internação superior a quatro dias, havendo inclusive retorno do paciente à sua casa após a alta, desde que o trajeto tenha mais de 100 quilômetros.

A apólice dura um ano, e há uma carência de 120 dias. A franquia é de 12 horas de internação. Isto é, apenas a partir deste período de internação é que o cliente tem direito a acionar o seguro. Está excluída da cobertura internação em função de condições como cirurgias plásticas, tratamento de obesidade, HIV, gravidez, tratamentos odontológicos, doenças mentais ou psiquiátricas, entre outras.

Preço: de 19,90 a 34,90 reais por mês, dependendo da idade e da extensão (se individual, casal ou familiar).
Forma de pagamento: cartões de crédito ou débito em conta.

Seguro Mulher Protegida

Outro seguro da MetLife, voltado para mulheres entre 18 e 60 anos que, após a carência de 90 dias, detectem câncer de útero, ovário ou mama. Válida por um ano, a apólice inclui ainda assistências como nutricionista, dicas de viagem, de beleza e de atividades físicas, além de segunda opinião médica em caso de detecção de enfermidade. A verba liberada pode ou não ser destinada ao tratamento, ficando a cargo da mulher a decisão sobre o que fazer com o dinheiro.

Preço: de 32,50 a 54 reais por mês, dependendo da idade.
Valor da apólice: de 30.000 a 60.000 reais
Forma de pagamento: cartões de crédito ou débito em conta.

Seguro Vida Premiada

O seguro da MetLife cobre morte natural ou acidental, além de prestar assistência funerária, para clientes com idades entre 18 e 60 anos. A cobertura pode ser duplicada ou triplicada por meio da emissão de mais de uma apólice. As perguntas do questionário limitam-se a definir a idade, a profissão (que pode ser uma profissão de risco), e se a pessoa pratica esportes ou teve doença detectada recentemente.

Preço: de 29 a 55 reais por mês, dependendo da idade.
Valor da apólice: de 10.000 a 20.000 reais.
Forma de pagamento: cartões de crédito ou débito em conta.

Seguro de Acidentes Pessoais

Também oferecido pela MetLife, o seguro se destina a pessoas de 18 a 60 anos que queiram garantir aos beneficiários uma indenização em caso de morte por acidente.

Preço: de 17,90 a 22,90 reais por mês, dependendo apenas do valor segurado.
Valor da apólice: de 50.000 a 100.000 reais.
Forma de pagamento: cartões de crédito ou débito em conta.