Boletos vencidos poderão ser pagos em qualquer banco

Além da maior facilidade de pagamento, objetivo do novo sistema dos bancos, que entra em operação a partir de março, é reduzir fraudes

São Paulo – Um novo sistema de compensação para os boletos bancários, criado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em parceria com a rede bancária, vai permitir que boletos vencidos possam ser pagos em qualquer banco a partir de março.

A nova plataforma irá aperfeiçoar o modelo atual, no qual nem todos os boletos são registrados em uma base de dados que possa ser consultada por todas as instituições financeiras. A partir de março, os emissores dos boletos deverão passar a registrá-los no seu banco de relacionamento com as informações necessárias.

Além de maior facilidade para pagar contas, o objetivo do novo sistema é proporcionar maior segurança ao sistema bancário, reduzindo inconsistências de dados, pagamento em duplicidade e fraudes ao permitir a identificação do CPF do pagador, o que facilita o rastreamento de pagamentos.

Todas as informações que obrigatoriamente devem constar do boleto, tais como CPF ou CNPJ do emissor, data de vencimento, valor, além do nome e número do CPF ou CNPJ do pagador, conforme norma do Banco Central, deverão ser incluídas na nova plataforma.

Dessa forma, os bancos poderão melhorar o gerenciamento de todos os boletos que forem postados para os pagadores, de forma a combater o envio de boletos indevidos, inclusive boletos de proposta sem a autorização do cliente.

Anualmente são pagos no país cerca de 3,5 bilhões de boletos bancários relacionados a venda de produtos ou serviços.

Consumidor ainda pode ter de pagar boleto no banco emissor

A partir do início da operação do novo sistema, quando o consumidor fizer o pagamento, mesmo de um boleto vencido, será feita uma consulta à plataforma para checar as informações. Se os dados do boleto que estiver sendo pago coincidirem com aqueles que constam no sistema, a operação é validada.

No entanto, se houver divergência de informações, o pagamento do boleto não será autorizado e o consumidor somente poderá realizar o pagamento no banco que emitiu a cobrança, já que apenas esta instituição financeira terá condições de fazer as checagens necessárias neste caso.

Veja também
Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Silvio Goulart

    Estragaram o que estava funcionando perfeitamente. Apenas para dar mais lucros aos bandos, digo, bancos, que agora poderão cobrar dos comerciantes e empresários o mais caro dos serviços, que é o Boleto Registrado. Só ferro nos empreendedores. A desculpa de fraude não é por causa dos boletos, mas dos bancos que abrem conta para qualquer empresa laranja. Enfim, governo e bandos sempre unidos contra a população, isso é uma verdade universal. E jornalistas bobocas nem para entrevistas um cliente PJ de banco para saber do outro lado. Jornalismo também já foi bom, agora vive de publicar press release sem nem checar.

  2. Marco Antonio de Oliveira Floriano

    Ficou feia a coisa pro lado da minha loja virtual, sempre emitimos boletos sem registro e nunca tivemos problema. O custo agora vai aumentar consideravelmente, já que uma grande taxa de boletos nunca é paga pelo cliente (mas eu vou pagar taxa mesmo assim).

  3. Marília Almeida

    Silvio, meu foco é a pessoa física. Mas obrigada pelo depoimento. É uma ideia de pauta que pode ser executada em outra editoria

  4. Jônatas Lessa

    Num ponto, vai facilita o recebimento, para quem trabalha com vendas em vários estados, a onde talvez o cliente atrase o boleto e não tenha o banco emissor, Mais por outro ponto não deveria ter aumento em taxa para empreendedor, as atuas do mercado já são abusivas, sendo que a melhoria se trata de maiores benefícios para os bancos.

  5. O melhor dos mundos é poder pagar boleto vencido em outro banco e pela internet.

  6. Thelson Junqueira Lemos

    Inacreditável como isso ainda não era feito… o homem já foi à lua, já enviou satélites para o fim do sistema solar, já colocou em prática tecnologias que até pouco tempo eram de ficção científica… mas não era possível pagar um boleto em qualquer banco… espero que o próximo passo seja (desafio alto para os bencos hein…) conseguirmos sacar um cheque em qualquer agência do banco emissor do cheque, fazer compensação imediata de cheques de terceiros, e outras coisas que, para os bancos parece coisa absurda, mas para as quais já existe tecnologia, mas falta disposição para serem adotadas.