Bancos públicos ficam atrás de privados em ranking de reclamações do BC

Entre os 5 maiores, Bradesco e Santander tiveram piores índices no segundo trimestre, seguidos de Caixa e BB

São Paulo – Bradesco e Santander voltaram a liderar a lista de bancos com os maiores índices de reclamações no segundo trimestre, consideradas as cinco maiores instituições financeiras do país (Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú Unibanco, Banco do Brasil e Santander). O ranking é divulgado trimestralmente pelo Banco Central.

O Bradesco registrou um índice de 24,50 e, o Santander, de 23,75. Os dois principais bancos públicos do país – a Caixa e o BB – vêm logo depois, com 20,71 pontos e 20,63 pontos, respectivamente. São seguidos pelo Itaú, com 19,49.

O índice de reclamação é calculado pelo BC em uma conta que leva em consideração a quantidade de reclamações procedentes recebidas por cada instituição em proporção à sua quantidade de clientes (o número de reclamações é multiplicado por 1.000.000 e dividido pelo total de clientes).

O líder de reclamações no segundo trimestre entre as instituições de grande porte (aquelas com mais 4 milhões de clientes) foi o Banco Pan, que, com 4,2 milhões de clientes, acaba de sair da lista de pequenos para a dos grandes. Os cinco maiores têm mais de 60 milhões de clientes cada. O índice de reclamações do Pan no segundo trimestre foi de 168,45 pontos, de acordo com o BC.

“O Banco Pan informa que seu índice no ranking do Banco Central vem caindo de forma constante e expressiva nos últimos trimestres”, afirmou o Pan, por meio de nota. “Investimos constantemente na melhoria e modernização de produtos, processos internos e na qualidade do atendimento ao cliente.”

Bancos pequenos mais reclamados

Entre os bancos e financeiras de porte menor – com menos de 4 milhões de clientes -, o ranking é liderado pela Facta Financeira, com um índice de reclamações de 953,3, seguida pela Modal (415,6) e pelo banco Inter (367,7).

Veja abaixo as 10 mais reclamadas no segundo trimestre, por porte, de acordo com o BC:

Bancos e financeiras grandes (mais de 4 milhões de clientes)

Instituição Índice de reclamações Reclamações procedentes Total de clientes
Pan 168,45 701 4.161.391
Bradesco 24,50 2.448 99.892.903
Santander 23,75 1.080 45.459.792
Caixa Econômica Federal 20,71 1.910 92.203.404
Banco do Brasil 20,63 1.342 65.038.505
Itaú 19,49 1.555 79.749.731
Banrisul 15,30 74 4.834.328
Votorantim 11,77 69 5.861.754
Omni 11,47 51 4.442.551
Banco CSF 6,29 49 7.785.855

 

Bancos e financeiras pequenas (menos de 4 milhões de clientes):

Índice de reclamações Reclamações procedentes Total de clientes
Facta Financeira 953,33 74 77.622
Modal 415,59 104 250.246
Inter 367,73 927 2.520.832
Novo Banco Continental – Banco Múltiplo 321,37 15 46.675
Safra 302,98 609 2.009.991
BNP Paribas 118,17 377 3.190.216
Agibank 97,53 114 1.168.817
Paraná Banco 80,26 28 348.853
BMG 65,68 259 3.943.104
Original 50,97 60 1.177.125