Bancos não abrem neste feriado; veja os canais alternativos

Neste dia 2 de novembro, agências bancárias não funcionam; Febraban fez uma tabela com os canais alternativos disponíveis para cada tipo de operação

São Paulo – As agências dos bancos não funcionam nesta sexta-feira, 2 de novembro, por conta do feriado de Finados. Para realizar operações bancárias, os clientes deverão usar os canais alternativos, como caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking, telefone e correspondentes bancários que estiverem em funcionamento (casas lotéricas, agências de Correios, redes de supermercados, entre outros).

As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês que vencerem nesta sexta-feira poderão ser pagos no próximo dia útil, segunda-feira, 5 de novembro, sem a incidência de multa. Os tributos geralmente já estão com a data ajustada pelo calendário de feriados municipais, estaduais e federais.

Também é possível agendar os pagamentos das contas de consumo ou pagar as que têm código de barras nos caixas eletrônicos ou correspondentes. Boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos por meio do Débito Direto Autorizado (DDA).

A Febraban preparou uma tabela com os canais de atendimento que podem ser usados para cada operação bancária quando as agências não estão funcionando:

Operação bancária Caixa eletrônico Banco 24 horas Internet App celular Central de atendimento Correspondentes DDA Débito Automático
Pagamentos* X X X X X X X X
Saques Conta Corrente / Poupança X X
Consulta a Saldo / Extratos X X X X X
Depósitos X X
Transferências X X X X X
Contratações** X X X X X
Recebimento de Benefícios X X
Talões de Cheques X X X
Bloqueio / Desbloqueio de Cartões X X X X
Investimentos X X X X
Recarga de Celular X X X X X

* Pagamentos de contas e tributos a vencer. Pagamentos em atraso deverão ser efetuados no banco emissor do título, ou conforme orientação de cobrança.
** Contratação de produtos, serviços e linhas de crédito. Disponível conforme linha de produtos e serviços de cada banco.