As ações de small caps mais indicadas pelas corretoras em janeiro

A expectativa é de que a retomada da economia favoreça as ações de empresas menores, a maioria delas voltada para o mercado local

Em 2018, o Índice de Ações Small Caps (SMLL) da B3 encerrou o ano com alta de 8,1%, abaixo dos 15,03% do Índice Bovespa. O referencial de ações de empresas de menor valor de mercado, ou capitalização, não acompanhou as grandes empresas, mais líquidas, e preferidas dos grandes investidores.

Mas a expectativa é de que a retomada da economia favoreça essas empresas menores, a maioria delas voltada para o mercado local. Um mercado que deve se beneficiar da retomada do consumo em um ambiente de juros e inflação ainda baixos. Em geral, as ações menos líquidas costumam demorar um pouco mais para acompanhar a alta dos mercados, que sempre começa nas ações mais líquidas, de grandes empresas, e depois se espalha para as menos líquidas.

Entre as carteiras de sete corretoras acompanhas pelo Portal do Pavini, 11 ações se destacam com mais de uma indicação. Há uma grande pulverização de nomes, mas são todas empresas voltadas para o mercado interno, como as fabricantes de peças e carrocerias Marcopolo e Randon, ou nomes do setor financeiro como o banco ABC Brasil, que pode se beneficiar do crescimento do crédito, e a SulAmérica, da área de seguros e investimentos em previdência privada.

O setor de consumo aparece com a empresa de viagens CVC, a locadora Unidas e a Via Varejo. Tenda pode acompanhar a retomada do setor de construção pelo lado dos empreendimentos populares do Minha Casa Minha Vida e SLC Agrícola acompanhará o agronegócio brasileiro, sempre com bom desempenho.

As pequenas notáveis de janeiro

Empresa Código Indicações
Marcopolo PN POMO4 3
ABC Brasil PN ABCB4 2
CVC ON CVCB3 2
Unidas ON LCAM3 2
QGEP Part. ON QGEP3 2
Randon PN RAPT4 2
Sanepar Unit SAPR11 2
SLC Agrícola SLCE3 2
SulAmerica Unit SULA11 2
Tenda ON TEND3 2
Via Varejo ON VVAR3 2

Mais crescimento da economia

O ambiente é favorável para o mercado acionário brasileiro este ano, destaca a Bradesco Corretora em seu relatório. O avanço das reformas para o ajuste fiscal, a aceleração do PIB, a retomada do crédito e a queda dos prêmios de risco do país devem ajudar o mercado acionário.

A corretora do segundo maior banco privado do país destaca três temas principais para a melhora da bolsa. O primeiro, a aceleração do crescimento do PIB e o ciclo de crescimento plurianual. Para a corretora, a recuperação cíclica da economia está apenas começando, uma vez que o PIB brasileiro se recuperou pouco nos últimos trimestres e a taxa de investimento das empresas segue em suas mínimas históricas.

Já as expectativas de inflação estão bem ancoradas e o déficit externo segue baixo, em 0,8% do PIB. “Em suma, achamos que essas iniciais suportam um ciclo de crescimento muito longo no Brasil”, diz a corretora.

Outro fator positivo para a bolsa é a queda nos prêmios de risco. Os ativos brasileiros, incluindo o dólar e a curva de juros, ainda apresentam um grande prêmio em relação ao que o Bradesco considera ser o valor justo. Essa queda dos prêmios tende a beneficiar empresas estatais, setores com ciclos de mais longo prazo e ações de menor liquidez, caso das small caps.

Já as privatizações, concessões e vendas de ativos devem melhorar a percepção do mercado e servir de motivação para alguns setores como petróleo, gás, transportes e finanças. Como riscos para o mercado acionário brasileiro, a Bradesco Corretora destaca o ambiente externo global desafiador, com a desaceleração do crescimento e até risco de recessão nas principais economias desenvolvidas.

Ibovespa em 114 mil pontos

Glauco Legat, da Necton Investimentos, novo nome da Spinelli, admite estar relativamente receoso para este começo de ano por conta da análise do cenário externo, que ainda se mostra bastante instável e indefinido. Mas, apesar do tom negativo de curto prazo, ele mantém uma visão otimista em 2019 para o mercado acionário local e estima que o Ibovespa possa atingir 114.000 pontos ao final de 2019.

O otimismo local para o ano da Necton está ligado ao ambiente favorável de gradual recuperação da economia, com baixa pressão inflacionária e incremento da rentabilidade das empresas, especialmente para os setores de consumo, bancos e, de maneira geral, a indústria. Mas, apesar do posicionamento mais otimista para o ano, o analista diz que não acredita que será um ano de “céu de brigadeiro”.

“Esperamos que a dinâmica política resulte em fortes movimentações da bolsa, norteada principalmente pela expectativa de aprovação da reforma da Previdência e o desenrolar das propostas de reformas estruturais, como a reforma tributária e o plano de privatizações de empresas estatais, que devem ser discutidas no novo Congresso, e são de extrema importância para que o cenário otimista possa se consolidar no próximo ano.”

Confira abaixo as carteiras de small caps de cada corretora.

As small caps para janeiro

Coinvalores

Empresa Ação
Banco ABC PN ABCB4
Trisul ON TRIS3
Unidas ON LCAM3
Eztec ON EZTC3
SLC ON SLCE3
Marcopolo ON POMO3
Linx ON LINX3
Sonae Sierra ON SSBR3
Romi ON ROMI3
CSU Card ON CARD3

Bradesco

Empresa Ação
Totvs ON TOTS3
Sanepar Unit SAPR11
CVC ON CVCB3
Tenda ON TEND3
Randon PN RAPT4

Itaú Unibanco

Empresa Ação
Alupar Unit ALUP11
Marcopolo ON POMO3
Copasa ON CSMG3
Minerva ON BEEF3
Metal. Gerdau PN GOAU4
Tegma ON TGMA3
Ser Educacional ON SEER3
Tenda ON TEND3
Wiz ON WIZS3
Valid ON VLID3

Santander

Empresa Ação
Banrisul PNB BRSR6
Duratex ON DTEX3
SulAmerica Unit SULA11
Iguatemi ON IGTA3
Iochpe Maxion ON MYPK3
Via Varejo ON VVAR3
MRV ON MRVE3
Unidas ON LCAM3

Mirae Asset

Empresa Ação
BRMalls ON BRML3
CVC ON CVCB3
Randon PN RAPT4
SulAmerica Unit SULA11
Via Varejo ON VVAR3

Necton Investimentos

Empresa Ação
Julio Simões ON JSLG3
Marcopolo PN POMO4
BR Properties ON BRPR3
Camil ON CAML3
Queiroz Galvão QGEP3

Genial Investimentos

Empresa Ação
Ferbasa FESA4
Sanepar Unit SAPR11
Tupy ON TUPY3
ABC Brasil PN ABCB4
Unipar Carboc. PNB UNIP6
QGEP Part. ON QGEP3
Qualicorp ON QUAL3
SLC Agrícola SLCE3

*Este conteúdo foi publicado originalmente no site Arena do Pavini