Aéreas começam a cobrar pela bagagem em voos. Compare as taxas

Azul, Latam e Gol já estão cobrando por bagagem despachada em voos nacionais e restringiram as franquias em voos para o exterior. Veja o que mudou

São Paulo – Três companhias aéreas já estão cobrando por malas despachadas em voos nacionais. Além de terem acabado com a franquia para bagagens nos voos domésticos, Latam, Gol e Azul também reduziram as franquias para bagagens em voos internacionais. Apenas a Avianca ainda não anunciou o fim da franquia de bagagem em voos nacionais após a Anac divulgar as novas regras.

A Latam foi a última a iniciar a cobrança pela bagagem despachada, no sábado (24). A Gol já havia começado a cobrar por malas despachadas em voos nacionais no dia 20 e, a Azul,  no dia 1º de junho.

Em todas as companhias aéreas que anunciaram as mudanças, a cobrança por bagagem despachada em voos nacionais passa a ser de 30 reais. Contudo, este valor vale para quem paga pela taxa na hora da compra da passagem aérea. Caso o viajante deixe para pagar a tarifa no aeroporto, o valor pode aumentar para até 120 reais na Gol. Na Latam, pode custar até 80 reais.

Na Gol e na Latam, as tarifas superiores continuam a incluir a franquia da primeira bagagem. O despacho da primeira mala deixa de ser gratuito apenas quando o viajante adquire uma passagem promocional.

 

Veja abaixo as regras para despacho de bagagem nas quatro principais companhias aéreas do país:

Companhia aérea Franquia Taxa para despacho de bagagem em voos nacionais Taxa para despacho de bagagem em voos internacionais Benefícios para programas de fidelidade
Latam Tarifa Top: 2 bagagens de até 23 kg são gratuitas/ Tarifa Plus: 1ª bagagem de até 23 kg gratuita/ Tarifas Promo e Light: não têm bagagem gratuita/ Voos para América do Sul: 1 bagagem de até 23 kg é gratuita. 1ª bagagem de até 23 kg (Tarifa Promo e Light), 2ª bagagem e demais bagagens (Plus) e 3ª bagagem (Top): R$ 30 (na compra da passagem), R$ 50 (site, app ou check-in virtual) e R$ 80 (balcão). 2ª bagagem de 23 kg em voos para a América do Sul: US$ 90/ Demais voos internacionais: US$ 150. Clientes Platinum, Black e Signature terão direito a 1 mala de 23 kg gratuita mais uma adicional, também de 23 kg, em voos nacionais e para a América do Sul. Em voos para os EUA e Europa, podem levar a primeira bagagem de 23 kg de forma gratuita mais 2 malas adicionais, também de 23 kg.
Gol Gol Premium (voos internacionais): 2 bagagens de até 23 kg são gratuitas/ Flexível e Programada – 1ª bagagem de até 23 kg é gratuita/ Light: não tem bagagem gratuita. 1ª bagagem de até 23 kg (Tarifa Light): R$ 30 (site) e R$ 60 (balcão)/ 2ª bagagem: R$ 50 (site) e R$ 100 (balcão)/ 3ª a 10ª bagagem (por unidade): R$ 60 (site) e R$ 120 (balcão). 1ª bagagem de até 23 kg (Tarifa Light): US$ 10 (site) e US$ 20 (balcão)/ 2ª bagagem: US$ 30 (site) e US$ 60 (balcão)/ 3ª a 10ª bagagem (por unidade): US$ 45 (site) e US$ 90 (balcão). Clientes Smiles Prata, Ouro e Diamante podem despachar uma, duas e três malas, respectivamente, sem cobrança de tarifa.
Azul Azul Business (voos para Europa e EUA): 3 malas de 23 kg são gratuitas/ Econonomy e Economy Extra (voos para Europa e EUA): 2 malas de 23 kg são gratuitas/ Voos para América Latina: 1 mala de 23 kg é gratuita/ Tarifa Mais Azul: 1ª mala de 23 kg é gratuita/ Tarifa Azul: não inclui bagagem gratuita. 1ª bagagem de 23 kg na compra da Tarifa Azul e 2ª bagagem na compra da Tarifa Mais Azul: R$ 30. 2ª bagagem (em voos para países da América Latina): US$ 50/ Bagagens extras em voos para os Estados Unidos e Europa (site e call center): US$ 99. Clientes TudoAzul Safira e Diamante que comprarem a tarifa Azul em voos nacionais poderão despachar uma mala de 23 kg gratuitamente. Em voos internacionais, clientes Diamante terão direito a um volume extra de 23 kg quando comprarem as classes Economy e Economy Extra.
Avianca* Voos nacionais: 1ª bagagem de 23 kg é gratuita/ Voos para a América Latina: 1 mala de 23 kg é gratuita na classe econômica e 2 malas de 23 kg cada são gratuitas na classe executiva/ Voos para os EUA e Europa: 2 malas de 23 kg cada são gratuitas na classe econômica e 3 malas de 23 kg cada são gratuitas na classe executiva. 2ª e demais malas de 23 kg: cobrança de 0,5% do valor da tarifa econômica normal sem desconto do trecho, por kg. 2ª e demais bagagens de 23 kg em voos para América Latina: US$ 40/ 3ª e demais bagagens de 23 kg em voos para os EUA e Europa: US$ 160. Não houve modificações

*Foi considerada a nova regra, válida a partir do dia 1º de julho, na qual as franquias para bagagem em voos para os Estados Unidos foram reduzidas de 32 kg para 23 kg. Até esta data, vale a regra antiga.

Para Leonardo Cassol, editor do site Melhores Destinos, a Avianca é a mais vantajosa apenas pelo fato de ainda não estar cobrando pela bagagem despachada quando se trata de voos nacionais. “As restantes estão cobrando o mesmo preço pela bagagem adicional. São muito semelhantes”.

No caso de voos internacionais, as franquias podem variar conforme o trecho e a classe de tarifa. “As franquias para bagagens em voos internacionais não acabaram, mas foram reduzidas. O viajante deve fazer a comparação conforme o destino e tarifas disponíveis”.

Cassol alerta que, com as mudanças, passou a não ser tão vantajoso levar diversas malas em um voo. “Agora, as taxas são fixas por unidades adicionais”. Vale mais a pena levar menos malas, mas maiores. “Caso haja excesso de peso, as tarifas também são fixas agora, e se pagará apenas uma, enquanto levar três malas a mais pode gerar três tarifas”.

Compra de passagens com pontos

Para quem comprar passagens aérea com milhas, dependendo da classe de viajante frequente não há mais franquia para bagagem. Ou seja, caso a passagem aérea seja comprada com pontos ou pontos mais dinheiro, é necessário pagar a taxa por bagagem despachada à parte.

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A Latam permite apenas que passageiros frequentes Platinum, Black, Signature levem uma mala adicional em voos nacionais e para a América Latina e duas adicionais caso o destino seja os Estados Unidos e a Europa. Mas, no futuro, ainda sem data definida, irá reduzir as duas peças adicionais que oferece em rotas como os Estados Unidos e Europa para uma peça adicional.

Já a Gol permite que clientes Smiles Prata, Ouro e Diamante levem uma, duas ou três malas de forma gratuita nos voos, respectivamente.

Na Azul, apenas os Clientes TudoAzul Safira, Diamante e Itaucard Platinum terão direito à franquia de bagagem despachada ao comprarem a Tarifa Azul.

Aumento do limite de peso da bagagem de mão

As novas regras da Anac também aumentaram o limite de peso da bagagem de mão de 5 quilos para 10 quilos em todas as empresas aéreas, que passou a ser oferecido pelas companhias desde o dia 14 de março.

Na Latam, as classes Premium Business e Premium Economy são as únicas nos quais a franquia de 16 quilos para bagagens de mão foram mantidas. Apesar de o peso da bagagem de mão ter aumentado, o cliente deve continuar seguindo as regras relacionadas às dimensões da bagagem permitida, que podem ter no máximo 55 cm x 35 cm x 25 cm (altura x largura x espessura), aconselha a companhia, em nota.

Na Gol, além da conferência no momento do check-in, no totem ou no balcão de atendimento, todos os colaboradores da área de embarque também possuem um gabarito para verificação do peso das bagagens de mão, sempre que necessário, antes de liberar o acesso à aeronave. Se a bagagem de mão exceder os limites de peso ou dimensões, será encaminhada para o porão da aeronave. Nessa situação, se o cliente já tiver despachado um volume, terá de pagar uma taxa adicional por essa bagagem que foi para o porão.

Na Azul, os tripulantes são orientados a checar as bagagens no momento do check-in e na entrada da aeronave (em caso de check-in pela web, totens ou aplicativo).