7 palestras do TED inspiradoras para você ficar rico

A seguir, EXAME.com selecionou sete vídeos do TED que mostram como ter uma relação melhor com seu dinheiro de maneira inovadora

São Paulo – Você não precisa entender de matemática ou estudar finanças a fundo para aprender a enriquecer. As palestras da organização sem fins lucrativos TED são uma forma surpreendente de refletir sobre sua vida financeira.

Em menos de vinte minutos, consultores financeiros e especialistas em economia comportamental apresentam visões inesperadas, que podem mudar a sua forma de lidar com o dinheiro no seu dia a dia. 

EXAME.com selecionou três palestras de especialistas brasileiros e quatro palestras da lista do TED denominada “Como gastar seu dinheiro”. Veja a seleção abaixo:  

1 – O poder do não e o dinheiro

Nesta palestra, a jornalista Nathalia Arcuri, youtuber do canal Me Poupe!, fala sobre como é possível fazer sobrar dinheiro e mudar a vida financeira. Para ela, a palavra “não” pode ser revolucionária. No vídeo, Nathalia conta como os “nãos” que recebeu na infância e na vida profissional traçaram seu destino.

2 – Dinheiro: outro modo de usar

Autor do livro Dinheiro sem medo, Eduardo Amuri conta neste vídeo como se tornou consultor financeiro. Ele relata que percebeu que o incomoda as pessoas não é a falta de dinheiro, mas a sensação de descontrole da própria vida. Por isso, não é necessário entender a fundo de economia para falar sobre dinheiro e dar um rumo para os projetos da vida.

3 – Por que é tão difícil falar de dinheiro?

Especializada em mulheres e finanças, a consultora Denise Damiani apresenta neste vídeo o que chamou de “GGI” para controlar a vida financeira: ganhos, gastos e investimentos. Denise incentiva a plateia a conversar sobre dinheiro como forma de melhorar as relações pessoais.

4 – Como a ciência comportamental pode reduzir sua conta de energia

Saber quanto o seu vizinho paga de conta de luz é a melhor forma de diminuí-la, segundo Alex Laskey, que auxilia empresas nos Estados Unidos a ajudar seus clientes a reduzir sua conta. Neste vídeo, ele mostra que, mais do que persuasão moral ou incentivos financeiros, o que faz as pessoas economizarem é a pressão social.

5 – A luta entre o seu eu presente e futuro

O seu eu do presente está sempre no controle em relação ao seu eu do futuro, segundo o especialista em economia comportamental Daniel Goldstein. É por isso que a maioria das pessoas tem dificuldade para poupar dinheiro. Por isso, o segredo é equilibrar os desejos de hoje e amanhã, como Goldstein explica neste vídeo.

  

6 – Economizando para o amanhã, amanhã

É fácil imaginar economizar dinheiro na semana que vem, mas no momento presente, sempre queremos gastá-lo. Neste vídeo, o economista Shlomo Benartzi diz que esse é um dos grandes obstáculos para enriquecer e questiona como é possível mudar esse comportamento.

7 – Como comprar felicidade

Para o pesquisador Michael Norton, o dinheiro compra, sim, felicidade – desde que você não gaste com você mesmo. Neste vídeo, ele mostra um experimento para sugerir que, se gastássemos mais dinheiro em benefício de outras pessoas, seríamos mais felizes.