10 frases de Warren Buffett para te ajudar nas finanças

O megainvestidor é o quarto homem mais rico do mundo — e pode te dar um conselho (ou dez) sobre dinheiro

São Paulo — Com uma fortuna estimada de 90,3 bilhões de dólares (segundo a norte-americana Bloomberg), o megainvestidor e filantropo de 89 anos, Warren Buffett, é o quarto homem mais rico do mundo — e um exemplo para muitos quando o assunto é dinheiro.

As três primeiras ações de Buffett foram comprada em 1941, quando ele tinha 11 anos, por 38 dólares cada uma. Ainda criança, ele segurou os papéis quando caíram para 27 dólares e os vendeu assim que atingiram a marca de 40 dólares. A experiência, para ele, deixou uma lição: comprar e esperar.

Desde 1969, Buffett é também o líder da Berkshire Hathaway, empresa que oferece serviços sobre investimentos e é avaliada em 516 bilhões de dólares.

Entre outras coisas, Buffett ocupou o posto de homem mais rico do mundo em 2008, criou um grupo com Bill Gates para doar a maioria de suas riquezas para a caridade, se tornou investidor da Apple e, apesar disso, continuou usando um celular do modelo “flip”.

Pensando nisso, selecionamos 10 frases do megainvestidor para te ajudar nas finanças.

Confira as 10 frases de Buffett:

  1. “O risco vem de não saber o que você está fazendo.”
  2. “De todos os bilionários que eu conheço, o dinheiro apenas enfatiza algumas características. Se a pessoa já era babaca antes de ter dinheiro, eles são apenas babacas com bilhões de dólares.”
  3. “Uma pessoa muito rica deveria deixar para seus filhos o suficiente para eles fazerem qualquer coisa, mas não o suficiente para eles não fazerem nada.”
  4. “Por algum motivo, as pessoas se baseiam nos preços e não nos valores. Preço é o que você paga. Valor é o que você leva.”
  5. “Quando as pessoas acham que há dinheiro fácil disponível, elas não se dispõem a mudar. Sobretudo se alguém disse há um mês ou dois: ‘cuidado com esse dinheiro fácil’ e seus vizinhos tiveram um lucro grande nos meses seguintes. É simplesmente… irresistível.”
  6. “Se você chega na minha idade e ninguém te enxerga com bons olhos, eu não me importo com o quão grande sua conta bancária é: sua vida é um desastre.”
  7. “Você só tem que fazer algumas coisas certas em sua vida, contanto que você não faça muitas coisas erradas.”
  8. “Só compre algo que você ficaria perfeitamente feliz em segurar caso o mercado fechasse por 10 anos.”
  9. “Se estamos falando de meias ou de ações, eu gosto de comprar a mercadoria de qualidade quando o mercado está em baixa.”
  10. “Nunca invista em um negócio que você não entende.”