Cartas & E-mails — Um momento de reflexão

Confira cartas e e-mails que chegaram à redação de EXAME sobre a edição 1170 da revista, que tem a democracia como tema principal

ELEIÇÕES

Como mostram as reportagens sobre as eleições publicadas na última edição de EXAME (A democracia em teste, 3 de outubro), a campanha eleitoral é um momento que deve servir para uma profunda reflexão dos brasileiros de todos os segmentos sociais. É preciso dar atenção para que sejam escolhidos legisladores e governantes que não tenham interesses corporativos. É o momento da escolha. E cabe ao eleitor a responsabilidade de votar conscientemente e avaliar como fiscalizar o desempenho de quem foi eleito. E, sobretudo, agir de forma coletiva.

Uriel Villas Boas – Santos, SP


O perfil dos candidatos à Presidência da República é a cara de nós, brasileiros: gostamos de um Estado paternalista quando não somos capazes de nos sustentar (Ciro Gomes); não reconhecemos as bobagens que fazemos (Haddad e o PT); pregamos soluções simples para problemas complexos (Marina Silva); criticamos a corrupção, mas fazemos vista grossa (Geraldo Alckmin e o centrão); e somos oportunistas quando o momento nos favorece (Jair Bolsonaro).

Haroldo Ribeiro – São Caetano do Sul, SP


Em relação à reportagem 8 ideias para consertar o Brasil (3 de outubro), que, num dos pontos, trata sobre a redução da inflação médica, a Associação Nacional das Administradoras de Benefícios informa que a contratação das administradoras de benefícios é facultativa, de acordo com a legislação vigente. Por isso, para serem contratadas e mantidas pelas entidades de classe e empresas, elas precisam oferecer a melhor relação custo-benefício. Estão entre suas atribuições o monitoramento e a negociação de reajustes junto às operadoras para combater abusos.

Alessandro Acayaba de Toledo – Presidente da Associação Nacional das Administradoras de Benefícios


ESPECIAL EDUCAÇÃO

Ficou excelente a edição especial de EXAME sobre a educação no Brasil e em outros países (Aprenda, Brasil, 19 de setembro). É um documento importantíssimo que deveria ser o livro de cabeceira do próximo presidente e seus ministros.

Wilson Roberto Basso – Balneário Camboriú, SC


O ensino médio brasileiro precisa de uma reforma. Como foi dito pelo economista Rafael Lucchesi Ramacciotti, em entrevista concedida a EXAME (A solução está no técnico, 19 de setembro), o curso profissionalizante ajudará na formação de grandes profissionais no país.

Robson Rodrigues – São Paulo, SP


J.R. GUZZO

Como diz o colunista J.R. Guzzo em seu artigo sobre o incêndio no Museu Nacional (A ideologia no lugar da ciência, 19 de setembro), temos governos sem administração, que fazem política com os ideais mais sórdidos. Como nenhuma atitude foi tomada para evitar essa tragédia?

Maria Madalena de Souza – Belo Horizonte, MG


ECONOMIA

Ao ler a reportagem Siga o líder. Mas qual? (19 de setembro), sobre o evento EXAME Fórum 2018, me causou surpresa e indignação constatar que há uma página com entrevistas relacionadas a cada candidato a presidente da República, com exceção do candidato Jair Bolsonaro.

Walter G. Junior – São Paulo, SP

Nota da Redação: o candidato Jair Bolsonaro e sua equipe foram convidados, mas não compareceram nem deram entrevista.


GESTÃO

Como mostra a reportagem É hora de o pai cuidar (8 de agosto), a ampliação da licença-paternidade traz um ganho significativo para pais, mães e filhos, pois é nos primeiros dias de vida do bebê que se estabelece vínculo afetivo. A presença do pai fortalece esse elo e o desenvolvimento da criança tende a ser mais saudável.

Dienifer Rosa Lopes – Canoas, RS

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s