Os melhores gestores de fundos do país

Banco Itaú foi escolhido como o melhor gestor de fundos do país em 2015 pelo Guia EXAME Investimentos Pessoais

São Paulo – O banco Itaú foi escolhido o melhor gestor de fundos do país em 2015 pelo Guia EXAME Investimentos Pessoais. A seleção foi feita com base numa pesquisa exclusiva do Centro de Estudos em Finanças da Fundação Getulio Vargas, que analisou 1 000 fundos do mercado.

A pesquisa também apontou os melhores gestores em diferentes categorias – ações, multimercados etc. – e os que mais se destacaram entre os clientes de alta renda, varejo e institucionais (como empresas e fundos de pensão).

Em entrevistas a EXAME, esses gestores disseram o que esperam para 2016 – e onde estão investindo agora. A maioria recomenda aplicar em títulos públicos atrelados à inflação.

Para o J. Safra – que ganhou dois prêmios, melhor gestor de fundos de alta renda e de fundos multimercados –, comprar ações de empresas americanas e europeias é uma boa alternativa, em razão da perspectiva de recuperação econômica dos Estados Unidos e da Europa (ainda que em estágios diferentes).

A FGV também escolheu os melhores gestores “especialistas”, segmento que reúne as gestoras de menor porte. O melhor gestor especialista de 2015 foi o banco BTG Pactual.

A pesquisa da FGV foi concluída em setembro de 2015 – antes, portanto, da prisão de André Esteves, ex-presidente do BTG, o que provocou uma série de mudanças na instituição.

O desempenho dos fundos geridos pelo BTG, porém, independe da situação financeira do banco: é resultado das aplicações que seus gestores fazem na bolsa, na renda fixa, em moedas etc.

O risco para os investidores é que haja uma onda de resgates que obrigue os gestores a vender ativos na hora errada — o que pode prejudicar o rendimento. Segundo executivos do banco, os fundos vinham aplicando, desde o fim de 2014, uma parcela maior do patrimônio em ativos líquidos, que podem ser vendidos mais facilmente.

A lista com os 1 000 fundos analisados pela FGV está disponível aqui. É possível compará-los e escolher os melhores de acordo com seu perfil e objetivos de investimento.

O ranking completo dos melhores gestores do mercado, as entrevistas com eles e os detalhes da pesquisa da FGV podem ser conferidos na próxima edição da revista EXAME, que estará nas bancas na quinta-feira, 17/12.