Na Siemens, o investimento em educação traz retorno comprovado

A subsidiária brasileira da Siemens ganha 370.000 reais por ano com seus investimentos em projetos sociais

Em 2016, a subsidiária brasileira da fabricante de eletroeletrônicos Siemens decidiu medir se os recursos que vinha destinando à área social geravam algum retorno para a empresa. Com foco na temática da educação desde 2012, a Siemens investe parte de sua verba social no Programa Formare, uma metodologia de educação profissional voltada para jovens de baixa renda. Desenvolvida pela Fundação Iochpe há 30 anos, a metodologia é hoje adotada por diferentes empresas como ferramenta de aprendizagem.

Na Siemens, o programa é focado na produção e na montagem eletromecânica na fábrica de Jundiaí, em São Paulo, em turmas anuais de 20 alunos. Embora acreditasse no impacto positivo gerado na vida dos estudantes — parte deles contratada pela própria Siemens nos últimos anos —, a companhia ainda não havia mensurado se o investimento também dava retorno para sua operação.

Depois de fazer a conta, chegou a um saldo positivo — de 370.000 reais por ano — e, em razão disso, resolveu ampliar o programa. “Temos base concreta para aumentar esse tipo de investimento”, afirma Henrique Petersen de Paiva, diretor de sustentabilidade da Siemens. Veja ao lado o passo a passo dessa análise.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s