Vale mais a pena pagar fornecedores à vista ou parcelar?

Comprar a prazo é mais vantajoso quando o cliente final também parcela o pagamento, diz especialista

Vale mais a pena pagar fornecedores à vista, com desconto, ou parcelar o pagamento?
Respondido por Márcio Iavelberg, especialista em finanças

Muitas empresas crescem e, com isso, vários problemas podem aparecer. Um deles e que pode levar uma empresa à falência é a falta de capital de giro. Um dos fatores que podem definir se uma empresa vai precisar recorrer a algum financiamento ou exigir que os sócios aportem capital no negócio é o prazo que a empresa consegue de seus fornecedores para poder pagar pelas mercadorias ou matérias-primas compradas.

Se a empresa estoca produtos por um certo tempo antes de vender e ainda fornece permite aos seus clientes que paguem em prestações, é o prazo conseguido junto aos fornecedores que ajudará a financiar o longo prazo exigido pelos clientes e equilibrar o fluxo de caixa da empresa.

Portanto, se uma empresa está descapitalizada, só vale a pena comprar à vista se o desconto for realmente vantajoso. Caso contrário, melhor mesmo é parcelar as compras também, tentando fazer com que o prazo conseguido com os fornecedores equilibre com o prazo dado aos clientes.

Agora, se a empresa está saudável e com muito dinheiro em caixa, é bom sim aproveitar os descontos concedidos por alguns fornecedores que estão ansiosos e necessitados pelo recebimento à vista. E esse desconto pode chegar, algumas vezes a 4%, 5% ou até mais.

 

Márcio Iavelberg é sócio da Blue Numbers Consultoria Empresarial, especializada em PMEs. É administrador, com MBA em Finanças e especialização em Direito Tributário.

Envie suas dúvidas sobre finanças para examecanalpme@abril.com.br.