Vale amplia negócios com micro e pequenas empresas

Convênio entre o Sebrae no estado e a mineradora vai capacitar o segmento para fornecer produtos e serviços para a companhia

Aracaju – Um convênio firmado entre o Sebrae em Sergipe e a Vale vai promover o aumento da participação de micro e pequenas empresas (MPE) sergipanas nas compras realizadas pela companhia. A proposta prevê o aumento no faturamento das participantes em 10% até o ano que vem. A iniciativa também elevará em 20% a participação das MPE nos negócios da mineradora.

As MPE serão capacitadas para elevar a competitividade, implantar inovação tecnológica e ampliar o acesso ao mercado. “Temos um cronograma definido de atividades para os próximos dois anos e esperamos alcançar bons resultados. A indústria de mineração tem papel fundamental na nossa economia e esperamos que as empresas sergipanas se beneficiem do bom momento vivido pelo setor”, explica a coordenadora do projeto pelo Sebrae em Sergipe, Ana Nunes. Um projeto semelhante já foi desenvolvido no estado com a cadeia de petróleo e gás.

Durante os últimos quatro meses, uma equipe de consultores do Sebrae visitou 25 empresas da cadeia de mineração em Sergipe para analisar a gestão dos negócios e iniciativas de inovação e responsabilidade social. A avaliação teve como referência o modelo estabelecido para o Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas (MPE Brasil), que reconhece as experiências que promovem a produtividade por meio da disseminação de conhecimentos em gestão.

Os técnicos identificaram a necessidade de melhorias nas áreas de gestão estratégica, processos e liderança. Para ajudá-las a superar as dificuldades, serão elaborados planos de ação individuais e coletivos. “O Sebrae será muito importante nesse processo. Dispomos de ferramentas de inovação e gestão capazes de promover essas mudanças”, salienta Ana Nunes.