Sua empresa está preparada para vender na era da tecnologia?

Especialista afirma que hoje os consumidores têm acesso a uma gama enorme de informações sobre produtos e serviços

Sua empresa está preparada para vender na era da tecnologia?
Respondido por Enio Klein
, especialista em vendas

Hoje, a tecnologia tem um papel importante para empreendedores. Entretanto, não basta uma empresa ter um site ou um e-commerce. Sob a ótica do cliente e do consumidor em geral, houve uma completa transformação nos hábitos de consumo.

O cliente hoje tem acesso a uma gama enorme de informações sobre produtos e serviços. A democratização deste meio de comunicação, com a chegada dos smartphones, tablets e a implantação das redes públicas sem fio tornou possível o acesso de muitas pessoas à informação. Veja algumas dicas para preparar a sua empresa para vender mais:

1. Invista na presença digital
A primeira coisa que uma empresa precisa construir para ser bem sucedida neste ambiente é a sua presença digital. Isto é, estar presente nas consultas de quem se interessar por produtos ou serviços que comercialize. Contudo, de nada adianta estar presente se não oferece mensagens que demonstrem ao potencial cliente que sua empresa tem condições de atender às suas demandas.

2. Foque no engajamento
Engajá-lo é a segunda tarefa a ser feita. Construir mecanismos que permitam engajar o cliente é importante para fazê-lo prestar atenção em sua marca e em suas ofertas. O fato de utilizar o ambiente digital não exclui a necessidade de manter outros canais de engajamento. A presença digital, contudo, é o único meio de se beneficiar da tecnologia e das oportunidades que ela tem trazido.

3. Conquiste o cliente
Uma vez em seu site, este potencial cliente precisa ser convertido. Converter um lead e levá-lo da situação de engajamento até a compra. Quando engajado, o potencial cliente poderá utilizar diversos canais para comprar de você. Desde a visita ao seu estabelecimento, até a compra por internet ou mesmo por meio do telefone.

4. Mantenha o vínculo
Seja na venda pessoal ou na eletrônica, você deve preservar as referências para o potencial cliente. Ou seja, manter o vínculo que o levou ao longo de todas as etapas do ciclo de vendas. Neste momento, o cliente entrou em seu funil de vendas e seu objetivo é levá-lo a comprar. Se não gerenciar este potencial cliente ao longo do funil, você irá correr o risco de perdê-lo. Pior: neste ponto, você poderá estar entregando ele para o seu concorrente.

5. Use ferramentas
A tecnologia hoje permite que se gerencie o potencial cliente por meio do funil de venda e através do caminho feliz da compra, também chamado workflow de vendas. Ferramentas próprias para cada tipo de canal, a chamada automação ou monitoração de vendas, certamente poderão ajuda-lo a manter o cliente no caminho feliz. Seja no comércio eletrônico, televendas ou venda presencial.

Este vídeo sobre marketing digital e comércio eletrônico irá, com maiores detalhes, esclarecer como implementar alguns destes conceitos em sua empresa.

Enio Klein é gerente geral nas operações de vendas da SalesWays no Brasil e professor de vendas e marketing da BSP – Business School São Paulo.