Startup cria solução para dividir compras em vários cartões

Empresa viabiliza a ideia pioneira de dividir o valor das compras em até 15 cartões de crédito

São Paulo – Ninguém quer ser o dono do cartão de crédito de uma grande compra na internet que será dividida entre vários amigos. Afinal, é raro encontrar alguém que gosta de ficar sem limite para novas compras e de cobrar o pagamento de outras pessoas. Mas o administrador de empresas Lucas de Faria percebeu que esse problema tem solução e lançou a startup rache aqui!.

A empresa viabiliza a ideia pioneira de dividir o valor das compras em até 15 cartões de crédito. Além de facilitar as compras de produtos caros, a ferramenta ajuda na organização financeira de quem tem mais de um cartão de crédito. Já para as empresas de e-commerce, a solução tem potencial para aumentar o volume de vendas e do valor médio da compra por operação.

O rache aqui! é um sistema de pagamento online parecida com PayPal e PagSeguro. “É o site que integra nossa ferramenta. Nós auxiliamos nesse processo e cobramos uma taxa por transação – esse é o nosso único modelo de cobrança”, afirma Faria.

Em uso desde julho em sites de e-commerce, o rache aqui! pode ser útil em diversas situações, como na compra de um presente de casamento. Com a ferramenta, é possível dividir o valor total entre os cartões de cada um do grupo. A divisão dos valores não precisa ser igual e quem quiser ainda pode optar por parcelar a sua parte da compra, independente da escolha do resto do grupo. A solução também é útil para quem recebe o salário em dois dias diferentes do mês e quer aproveitar melhor os vencimentos das faturas dos cartões de crédito.

Segundo Faria, a ferramenta foi feita para as mais diversas classes sociais. Mas o rache aqui! mira, principalmente, a Classe C, que tem consumido cada vez mais pela internet. “Segundo uma pesquisa feita pelo e-bit, 58,6% dos novos consumidores do e-commerce têm renda que os enquadra na classe C. Uma ferramenta capaz de minimizar o impacto do preço é um atributo muito importante de decisão na hora de compra”, diz.


Já para os sites de e-commerce, a ferramenta aumenta o potencial de compras. Isso porque muitos clientes desistem de fazer a compra de produtos mais caros por falta de limite no cartão de crédito. “Mais de 20% das compras em e-commerce são de eletrônicos e informática, ou seja, produtos caros. Esses sites podem ser especialmente beneficiados pela ferramenta”, diz Marcelo Srougi, sócio diretor da empresa com Faria.

A Rock Candy, loja virtual de balas artesanais, foi uma das primeiras a integrar o rache aqui! ao seu site. No ar desde julho de 2013, a ferramenta viabilizou um aumento considerável nas vendas online. Segundo Fred Gavioli, sócio fundador da loja, houve aumento real de 30% nas vendas.

A startup, atualmente com cinco sócios e dois diretores, já atraiu dois investidores-anjo. Um dos investimentos veio em 2012 para o desenvolvimento da plataforma. O outro aporte chegou em julho de 2013, de outro investidor-anjo, e permitiu colocar a ferramenta no mercado.

Atualmente com sete clientes, o rache aqui! pretende alcançar 100 clientes até o final de 2014. “Buscamos sites de ingresso, de viagens, de listas de casamento, sites com um ticket médio alto, como de venda de eletrodomésticos. Também estamos conversando com bancos e empresas de vestuário”, afirma Marcelo.