Spoleto expande franquia chique para fugir da cara de fast food

A rede de franquias anunciou na ABF Franchising Expo um reposicionamento de marca, com nova identidade visual e ingredientes como parma e pesto

São Paulo – A rede de culinária italiana Spoleto quer, de uma vez por todas, honrar as raízes italianas nas suas franquias – e, com isso, acompanhar tendências no mundo de alimentação e expandir seu faturamento.

Em entrevista a EXAME.com durante a 26ª edição da ABF Franchising Expo, a marca detalha sua mudança do segmento fast food para o fast casual: um ramo que não oferece o serviço de mesa de um restaurante, mas que promete ambiente, atendimento e produtos com mais qualidade do que a comida rápida tradicional.

Segundo Viviane Barros, líder de marca do Spoleto, o reposicionamento começou há três anos, quando a rede entrou no mercado americano e queria levar algo novo. Depois de testar essa nova nos Estados Unidos, o formato estreou em terras brasileiras.

“A gente sentiu a necessidade de trazer um produto mais fresco e gourmet. Antes, a gente trabalhava muito com produtos prontos, focando na praticidade, e com isso fomos perdendo a cara da comida italiana e da cozinha em geral”, analisa.

“Porém, a tendência do mercado mudou. Está na hora de trazer novidades e nos aproximarmos da boa culinária, mantendo um preço acessível.”

O que muda no Spoleto

Segundo Barros, o reposicionamento da marca começou no próprio perfil de gestão. Antes, o foco estava em administração; agora, os gerentes serão capacitados em cozinha pela franqueadora.

Isso se refletiu em uma mudança radical de cardápio. De acordo com a líder de marca, os ingredientes do Spoleto agora não levam conservantes e são preparados no mesmo dia em que são oferecidos.

Os molhos foram reformulados: o sugo virou pomodoro, importando polpa de tomate da Itália; o molho à bolonhesa leva a mesma polpa e também segue uma receita italiana; por fim, no lugar de azeite ou manteiga, as unidades oferecerão azeite ou pesto, já que a manteiga é mais associada à culinária francesa.

Quanto aos ingredientes, algumas novidades são o champignon fresco com azeite fadista, o parma, o mix de vegetais (berinjela e abobrinha assadas com ervas frescas), o tomate assado com ervas frescas, o alho assado, a cebola caramelizada e o frango em tiras marinado no vinho branco.

Ingredientes do Spoleto no novo modelo de franquia da rede Ingredientes do Spoleto no novo modelo de franquia da rede

Ingredientes do Spoleto no novo modelo de franquia da rede (Capim Filmes/Spoleto/Divulgação)

Já em termos arquitetônicos, o novo modelo de franquia do Spoleto trouxe a cozinha para a linha de frente do balcão: as massas cruas e os ingredientes estão dispostos o mais próximo possível do cliente, assim como as frigideiras.

A ideia, diz Barros, é que ele se sinta realmente como o chef do seu prato e se sinta mais confortável em selecionar seus produtos. Da mesma forma, os restaurantes terão o slogan “Minha Cozinha Italiana” estampado ao lado do logo Spoleto.

As cores também foram mudadas: a franquia agora está nas cores café e amarelo, no restaurante e nos uniformes. Azulejos e inox complementam o visual.

Novo formato de franquia da rede Spoleto Outra foto com o novo formato de franquia da rede Spoleto

Outra foto com o novo formato de franquia da rede Spoleto (Capim Filmes/Spoleto/Divulgação)

Segundo Barros, o faturamento acumulado do ano é 15% maior nas unidades repaginadas em relação à média de toda a rede. O número de pedidos também aumentou 9%, enquanto o ticket médio subiu 10% por um maior pedido de acompanhamentos (as massas possuem o mesmo preço em qualquer formato de unidade).

Planos de expansão

Desde julho de 2016, todas as novas franquias já são vendidas com o novo posicionamento de marca. Hoje, das 354 unidades do Spoleto, 22 possuem esse novo formato.

Para 2017, a expectativa é converter 20 unidades franqueadas existentes para o novo formato e abrir mais 11 restaurantes. Em até cinco anos, todas as unidades devem estar repaginadas.

Loja de shopping
Investimento inicial: 495 mil reais
Prazo de retorno: 40 meses

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Investimento inicial: 740 mil reais
Prazo de retorno: 40 meses