Quanto sua startup deve investir em marketing

Cassio Spina explica qual a conta os empreendedores devem fazer na hora de promover a empresa

Quanto sua startup deve investir em marketing?
Respondido por Cassio Spina, especialista em startups

Os investimentos em marketing para startups devem ser divididos em duas etapas: a primeira na fase de validação do seu produto/serviço e a segunda para escalar o seu negócio.

Na primeira etapa, os gastos não devem ser muito altos, pois o objetivo é medir a demanda e o retorno sobre o investimento de marketing; para tanto é necessário calcular o custo de aquisição de clientes, isto é, quanto é gasto para conseguir gerar cada venda.

Comparando este valor com a margem gerada pela venda, pode-se ter uma estimativa do retorno sobre o investimento (ROI) em marketing e avaliar se estão sendo gerados ganhos ou não. Em seguida, é preciso decidir se está pronto para escalar ou será necessário fazer alterações antes para melhorar o ROI.

Após a fase de validação, os resultados sendo positivos indicam o potencial do produto/serviço. Por isso, pode-se iniciar a etapa de escalar o marketing, isto é, aumentar significativamente os investimentos para aumentar as receitas do negócio.

Para calcular o quanto se deve investir, basta fazer a conta contrária. A partir das metas, calcular pelo valor de ROI de marketing o quando se deve gastar para atingir os objetivos traçados.

Por exemplo, se calculou que o ROI é de 3 vezes, isto é, para da 1 real investido, consegue gerar 3 reais de margem líquida em vendas, se a sua meta for gerar 30 mil reais, deve-se aplicar 10 mil reais em marketing.

É claro que este é um calculo simplificado e sujeito a variações, pois quando se começa a escalar um negócio, nem sempre o ROI se mantém igual, mas é um parâmetro inicial para ir crescendo e revalidando a cada estágio como estão indo os seus resultados.