Quais são as áreas promissoras para startups?

Ao invés de ir buscar oportunidades longe de onde está, procure nas áreas onde conhece primeiro

Quais são as áreas promissoras para startups?
Respondido por Cassio Spina, especialista em startups

Eu recebo recorrentemente perguntas de “candidatos” a empreendedores sobre quais são os negócios “quentes” do momento, as tendências mais promissoras e as melhores oportunidades para empreender. Minha resposta para esta questão muitas vezes frustra a expectativa, pois afirmo que o melhor setor é o que ele conhece.

Um dos fatores mais fundamentais para o sucesso de um negócio é o conhecimento que o empreendedor tem sobre o mercado que irá atuar, o quanto conhece sobre os clientes, os potenciais parceiros e especialmente os concorrentes (lembre-se da “Arte da Guerra”. de Sun Tzu), destacando que obter este conhecimento pode demandar muito tempo e trabalho.

Um cuidado importante que deve ter é não entrar na onda dos modismos. Para exemplificar, há uns dois anos eu recebia dezenas de projetos de sites de compras coletivas. Depois passei a receber inúmeros projetos de sistemas de agendamento de consultas. Mais recentemente surgiu uma leva de startups de serviços de solicitação de táxi.

Enfim, estas ondas surgem e desaparecem com a mesma velocidade e no final restam apenas um ou dois players, os líderes, que tiveram maior capacidade de execução, seja pelos recursos financeiros que tinham ou pela competitividade.

Assim, seguir nas “ondas” por ser uma tendência “quente” não garante o sucesso. Você irá entrar em um mercado que conhece pouco e com uma competição feroz. Para ser vencedor, precisará, além de muita competência, grande volume de recursos financeiros.

Por isto, ao pensar em seu próximo negócio, em vez de ir buscar oportunidades longe de onde está, olhe bem a sua volta, pois poderá encontrar uma mina de ouro bem debaixo dos seus pés.