Quais livros um empreendedor digital deve ler?

Especialista dá dicas de leituras para quem pensa em criar uma startup

Quais livros um empreendedor digital deve ler?
Respondido por Fernando de La Riva, especialista em negócios digitais

Antes de montar uma empresa, é preciso montar uma personalidade empreendedora. Para isso, uma ótima forma de começar é procurando conhecimento, o que é complicado se considerarmos o volume de informações sobre empreendedorismo na área digital. Correndo o risco de ser injusto, vou citar os dez livros mais relevantes para a formação de um empreendedor digital.

Empreender requer resiliência e senso de propósito. Por isso, você deve começar com “A Revolta de Atlas”, de Ayn Rand, que vai te ajudar a seguir em frente toda vez que pensar em desistir.

No que se refere aos evangelistas, o tripé de negócios é formado por Steve Blank (com “The Four Steps to the Epiphany” e “The Startup Owner’s Manual”), Eric Ries (“A Startup Enxuta”) e Alexander Osterwalder (autor de “Inovação em Modelos de Negócios”).

Além deles, também acho importante conhecer o “Running Lean”, de Ash Maurya; “Atravessando o abismo”, de Geoffrey Moore; e “O Dilema da Inovação”, de Clayton Christensen.

Ainda destaco algumas referências menos densas, como “The Entrepreneur’s Guide to Customer Development”, de Brant Cooper, e “Startup”, de Jessica Livingston. Se a sua capacidade de concentração estiver meio baqueada pelo bombardeio habitual de informação, sugiro os blogs do Steve Blank, do Seth Godin e do Paul Graham.

Não existe um formato que garanta o sucesso da sua startup digital, mas existe um padrão de busca que aumenta muito suas chances. Ler este conteúdo pode encurtar o caminho de aprendizado. Uma última dica: falhe barato, falhe rápido e falhe em silêncio até que você ache o seu modelo de negócios.

Fernando De La Riva, da Concrete Solutions


Fernando de La Riva é diretor-executivo da Concrete Solutions, consultoria global de TI, e ajudou a desenvolver mais de 17 startups de tecnologia.

Envie suas dúvidas sobre negócios digitais para examecanalpme@abril.com.br.