Quais as áreas mais aquecidas para começar uma startup hoje?

Além de tecnologia, energia e entretenimento são setores interessantes

Quais as áreas mais aquecidas para começar uma startup hoje?

Respondido por Cassio Spina, especialista em startups

Considerando a definição do conceito de startups como sendo de empresas nascentes com alto potencial de crescimento, inovadoras, com um grande mercado potencial e escaláveis, isto é, possam se desenvolver sem necessidade de grandes somas de capital e/ou grande quantidade de pessoal especializado, algumas áreas apresentam características com maior potencial.

Começando pelo setor mais popular para as startups, o das empresas de tecnologias da informação, existem vários segmentos que tem apresentado potencial expressivo, como os serviços agregados às redes sociais, como social-commerce, jogos e aplicativos.

Outro subsetor de TI de alto potencial são softwares para smartphones, que possuem um mercado amplo, com muitas possibilidades de inovação. Um terceiro subsetor bastante popular são as tecnologias ligadas a computação em nuvem ou cloud-computing.

Além de TI, vários outros setores possuem grandes oportunidades, como os segmentos ligados a biotecnologia, tanto aplicados na agricultura quanto ao setor de saúde. Existem também muitas possibilidades de inovações no setor de educação, desde a agregação de tecnologias como a educação à distância até ferramentas e aplicações que apoiem a formação educacional.

Por fim, outro setor que tem apresentado grande desenvolvimento é o de energia. As oportunidades estão tanto nas chamadas energias limpas, como solar e eólica, no desenvolvimento de novas tecnologias que aumentem sua eficiência e reduzam seus custos, quanto nos setores mais convencionais como o da indústria do petróleo, que com o pré-sal demanda a oferta de produtos e serviços inovadores capazes de viabilizar sua exploração.

Além destes, poderíamos citar alguns outros segmentos como o de entretenimento, no desenvolvimento de jogos, entretanto, sempre cabe lembrar que a startup tem normalmente recursos limitados, devendo buscar oportunidades que não estejam ainda sendo totalmente atendidas, para que não sofram uma competição com algum player já estabelecido.

Cassio A. Spina foi empreendedor por 25 anos, é investidor-anjo e fundador da Anjos do Brasil.

Envie suas dúvidas com a palavra startups no assunto da mensagem para examecanalpme@abril.com.br