Projeto facilita acesso de startups a novas oportunidades

Orientações sobre gestão e mercado estão entre as ações do Sebrae Minas para fortalecer e divulgar o setor na capital e no interior do estado

Belo Horizonte – Minas Gerais é hoje o segundo estado do país em número de startups, de acordo com o site startupbase.net. Para fortalecer ainda mais o setor, acaba de ser criado o projeto Identidade Startup Sebrae Minas, cujo objetivo é aumentar a competitividade dos empreendimentos por meio de capacitações, incentivo à inovação e atração de novos negócios.

Dentre as ações do projeto está a realização de uma série de encontros gratuitos, chamado de Startup Talks. O primeiro deles será realizado no dia 30 de julho, das 19h30 às 22h, no espaço Meet Me, em Belo Horizonte.

Nesta edição, o contador e sócio do escritório Syhus Contabilidade, Cristiano Fernandes de Freitas, irá falar sobre tributação, legalização de uma startup, documentação necessária, as principais dificuldades na contabilização dos recursos e mudanças radicais no rumo do negócio.

Até novembro serão promovidos outros quatro encontros, com especialistas do setor. Os temas que serão tratados nos encontros foram levantados a partir de uma parceria com empreendedores do San Pedro Valley, região que recebeu o nome por estar no bairro São Pedro e ter uma grande quantidade de startups instaladas.

Empreendedores apontaram nomes reconhecidos e alguns dos desafios do segmento a serem abordados durante os encontros, entre eles: inovação, marketing, acesso a mercados e às novas tecnologias.

A iniciativa pretende capacitar mais de 250 empreendedores ligados ao segmento. Os próximos Startup Talks estão previstos para 20 de agosto, 24 de setembro, 22 de outubro e 19 de novembro.

“Iremos trazer especialistas para debater sobre temas de grande relevância e que colabore para a capacitação dos empreendedores em busca de ter uma startup de sucesso”, explica a analista de Acesso à Inovação e Sustentabilidade do Sebrae Minas, Liliane de Carvalho.
Identidade Startup Sebrae Minas

O Startup Talks integra o projeto Identidade Startup Sebrae Minas criado neste ano para impulsionar o empreendedorismo no setor, disseminar o conhecimento em gestão e divulgar as startups em todo o estado. “A previsão é que o projeto atenda inicialmente mais de 50 empresas iniciantes não somente de Belo Horizonte como também no interior do estado”, conta a analista do Sebrae Minas.

Ainda estão previstas a realização de consultorias tecnológicas especializadas, a formação de uma rede de mentoria, missões técnicas aos eventos do setor, elaboração de pesquisas do mercado mineiro para identificar de cenário, articulação com grandes empresas e investidores e a realização de parcerias para o fortalecimento do segmento.