PMEs são 54% dos vendedores do MercadoLivre

Levantamento feito pela Nielsen mostra que mais de 52 mil pessoas têm a maior parte da renda obtida através das vendas online

São Paulo – Uma pesquisa realizada pela Nielsen e encomendada pelo MercadoLivre mostra que as pequenas empresas representam a maior parte dos usuários do site e estão usando-o mais como um canal de venda.

O estudo indica que 54% dos vendedores do MercadoLivre que dispõem de colaboradores contratados são pequenas e médias empresas. 

Os outros 46% se dividem entre pessoas que trabalham por contra própria (38%) e grandes empresas (8%).

Além disso, a pesquisa mostrou que no Brasil, Argentina, México e Venezuela, 52 mil pessoas vivem com renda total ou parcial vinda da venda pelo site.

Helisson Lemos, diretor geral do MercadoLivre no Brasil, acredita que estar de igual para igual com outros vendedores faz com que as empresas menores escolham vender pelo site e não ter um site de e-commerce próprio. 

O perfil mais encontrado foi de homens, com nível superior e entre 26 e 35 anos. Em 2009, mais de 3 milhões de usuários, tanto indivíduos quanto empresas, venderam produtos por meio do MercadoLivre, movimentando 2,75 bilhões de dólares. No primeiro semestre deste ano 1,5 bilhão de dólares foi movimentado.

A pesquisa entrevistou 1,6 mil vendedores que fizeram pelo menos quatro transações nos seis meses anteriores à pesquisa.

Leia mais sobre pequenas empresas.

Siga as notícias do site EXAME sobre pequenas e médias empresas no Twitter