Pequenas empresas estão mais pontuais com pagamentos

A pesquisa mensal da Serasa Experian mostrou que os empreendedores pagam cada vez mais contas em dia

São Paulo – Divulgado mensalmente pela Serasa Experian, o indicador de pontualidade de pagamentos de micro e pequenas empresas teve mais uma alta em julho e chegou a 95,6%. No mês passado, o índice ficou em 95,5%. Isso indica que 956 de 1000 contas foram pagas dentro do prazo de vencimento ou até 7 dias depois.

São os negócios comerciais que mantêm os pagamentos mais em dia, seguidos do setor industrial e de serviços.

Neste mês, o valor médio de pagamentos foi de 1.839 reais, uma alta de 2% em relação ao mês passado. Se comparado com julho de 2011, o valor aumentou 7,1%. Os prestadores de serviços tiveram os gastos mais altos, em média de 2.111 reais

Mais uma vez, os economistas da Serasa Experian responsabilizam as reduções das taxas de juros como um fator essencial para a redução do custo financeiro dos negócios de pequeno porte. Em nota, eles disseram que esta alta, a oitava consecutiva na comparação com o ano passado, mostra que as pequenas empresas estão menos propensas a ficarem inadimplentes.

O indicador é elaborado com base em 8 milhões de pagamentos efetuados por uma amostra de 600 mil empresas com faturamento de até 4 milhões de reais.