Onde buscar inspiração para empreender?

História de sucesso e de fracasso podem ser fontes de inspiração

Onde buscar inspiração para empreender?

Respondido por Marcio de Oliveira Santos Filho, especialista em empreendedorismo

Assim como a paixão pelo seu negócio, a inspiração para construí-lo é um estado de espírito complexo de ser entendido e muito pessoal. Não existe uma métrica ou uma fórmula racional que faça uma pessoa adquirir a inspiração instantaneamente, mas sim uma combinação de fatores pessoais e profissionais que estimulam ou inspiram um empreendedor.

Um gap em um mercado, um serviço não existente ou a falta de um produto que realmente resolva sua necessidade são ótimos inputs de inspiração para empreender e são a partir dessas inspirações que nasceram muitos negócios.

Os exemplos de empreendedores que foram bem sucedidos – e também os que fracassaram – são excelentes fontes de inspiração e de provocação do sentimento empreendedor. Pergunte a si mesmo se no lugar do dono do restaurante que está almoçando, você conseguiria tocar o negócio? O que faria de diferente? Será que você conseguiria levar a empresa para o patamar que está hoje?

Lendo um pouco sobre histórias empreendedoras que deram certo, percebe-se que a inspiração é um dos motivos centrais de sucesso do negócio. A inspiração leva o empreendedor à motivação para empreender que aliada a uma boa dose de execução tornam-se componentes-chave para fazer o negócio dar certo.


Marcio de Oliveira Santos Filho
é associado da Inseed Investimentos e coordenador do Desafio Brasil.

Envie suas dúvidas sobre empreendedorismo para examecanalpme@abril.com.br