O que aprender com 10 campanhas de marketing viral

Especialista afirma que engajamento com o tema é exatamente o que as pequenas e grandes empresas querem

10 grandes campanhas de marketing viral

Respondido por Eduardo Andrade, especialista em marketing

“Viralizar”. Esse novo verbo é cada vez mais popular no vocabulário dos profissionais de marketing. Isso porque anunciantes descobriram o impacto que este tipo de ação de marketing pode trazer para as empresas. Com a popularização das redes sociais os conteúdos têm se propagado com uma velocidade impressionante, “contaminando” um número cada vez maior de internautas.

A ideia é transmitir um conteúdo que faça referência direta ou indireta à marca patrocinadora, atingindo a maior audiência possível através de um grande número de canais. Para isso, a peça publicitária deve ser tão criativa e impactante que estimule usuários da rede a compartilhar espontaneamente o vídeo. Quanto maior e mais rápido o compartilhamento maior a impressão que se tem de uma “epidemia”. Esse engajamento com o tema é exatamente o que as empresas querem.

Alguns virais se tornaram clássicos, graças ao número de visualizações, por isso, vale a pena relembrá-los ou conhecê-los. A lista abaixo não tem a pretensão de esgotar os exemplos relevantes tão pouco promover um ranqueamento, mas serve de inspiração:

1. A campanha “Old Spice: The man your Man Could Smell Like” rendeu a uma marca americana de sabonete líquido corporal masculino uma exposição espetacular. O vídeo fez tanto sucesso que gerou nova ação de marketing intitulada “Responses” que tentou atender ao enorme número de comentários on-line divulgando a marca. Ao todo foram 185 vídeos gravados em resposta a pedidos dos internautas.

2. Uma campanha divertida promovida pela Qualcomm propõe um mundo sem celular. “The world without mobile” tem conseguido um número significativo de visualizações em pouco tempo.

3. Outro exemplo que se tornou sucesso foi o case dos Pôneis Malditos. O viral da Nissan provoca o público ao lançar uma maldição através de uma música irritante e fácil de decorar. O sucesso foi tanto que a campanha teve continuidade através da “maldição dos pôneis malditos”.

4. Evian – Baby&Me é uma campanha que traz simpáticos bebês para o anúncio de água mineral, vale conferir.

5.a operadora de telecom Vivo soube aproveitar um clássico da banda Legião Urbana.

6. A Pepsi com a campanha Max & Jeff Gordon (piloto tetracampeão da NASCAR) faz uma brincadeira com um vendedor de carros em um test drive alucinante.

7. O banco Itaú soube aproveitar um vídeo postado no Youtube e adaptou-o numa cativante campanha viral mirando a sustentabilidade.

8. Até a Gillette arriscou-se em um vídeo de muito sucesso usando como garotos propagandas lutadores do UFC.

9. O comercial da TNT tem se destacado por ser compartilhado por 3 milhões de pessoas em apenas uma semana. “Aperte para adicionar drama” é o gatilho para disparar uma curiosa ação em Flesmish Square para promover um canal em alta definição.

10. E para finalizar o viral brasileiro mais assistido de todos os tempos: “Dove Real Beauty Sketches”. A campanha nos traz uma importante reflexão sobre a forma como nos percebemos e somos percebidos. O emocionante filme está disponível em 25 diferentes línguas e presente em 33 canais da marca no Youtube.