Minas Gerais amplia benefícios aos pequenos negócios

As licitações de órgãos públicos do estado com valor de até R$ 80 mil serão destinadas com exclusividade para o segmento

Belo Horizonte – As micro e pequenas empresas (MPE) terão mais oportunidades de negócios com o governo mineiro em 2012. As licitações de órgãos públicos do estado com valor de até R$ 80 mil serão destinadas com exclusividade para o segmento. O tratamento privilegiado é garantido pela Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

No entanto, a venda para o setor público exige preparo dos concorrentes. Para o analista de Políticas Públicas da instituição, Felipe Ansaloni, é importante que os administradores das MPE leiam atentamente o edital, estabeleçam um preço mínimo que não comprometa seu orçamento e, principalmente, cumpram todas as exigências previstas no edital. Do contrário, pode ser penalizado. “Também é importante manter o cadastro atualizado nos órgãos licitantes e providenciar previamente a documentação exigida”, completa.

O interesse do segmento nos negócios com o governo é crescente no estado. Em 2007, apenas 6% dos pregões eletrônicos do governo mineiro tinham participação das MPE. No primeiro semestre de 2011, este valor subiu para 46% das compras governamentais.

10 dicas para quem quer vender para o governo

1 – Procure informações sobre quais produtos ou serviços são mais demandados;

2 – Informe-se sobre a pontualidade com que o órgão paga seus fornecedores;

3 – Conheça os benefícios que a Lei Geral garante às MPE;

4 – Cadastre-se junto ao órgão licitante;

5 – Mantenha o seu cadastro atualizado;

6 – Antes de participar da licitação, leia atentamente o edital;

7 – Providencie previamente a documentação exigida;

8 – Planeje o preço mínimo que poderá ser ofertado sem comprometer seu orçamento;

9 – Caso tenha dúvidas quanto ao edital, procure o órgão responsável;

10 – Cumpra todas as exigências previstas no contrato para não correr o risco de ser penalizado.