Livros sob medida para a estante do empreendedor

As lições de dez livros de negócios mais vendidos pela livraria online da Amazon nos últimos tempos

São Paulo – Gestão de pessoas, projetos, tomadas de decisão e governança corporativa são alguns daqueles temas que invariavelmente aparecem no topo da lista de preocupações de empreendedores à frente de negócios emergentes.

Não por acaso, esses são alguns dos assuntos abordados nos livros que estão entre os títulos de negócios mais vendidos nos últimos tempos na Amazon, a maior loja virtual do mundo. O levantamento foi feito pelo site Exame.com e leva em consideração apenas aqueles livros já traduzidos para o português.

Alguns títulos resistem há mais de uma década na preferência dos leitores — hoje, são também lidos em tablets e smartphones. Entre os clássicos estão incluídos Empresas Feitas para Vencer, do consultor americano Jim Collins, lançado em 2001, e Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, do também americano Stephen Covey, que teve sua primeira edição publicada em 1991. 

No amplo universo de temas, há desde livros baseados em pesquisas acadêmicas e científicas até outros com — prepare-se para uma série de chavões — um forte viés de autoajuda corporativa, nos quais a chave para o sucesso são as frases feitas.

O americano Dale Carnegie, autor de Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, por exemplo, ensina: “Não se queixe da neve no telhado da casa do seu vizinho quando a soleira da sua porta não está limpa”. Talvez isso não seja muito útil nem para fazer amigos nem para influenciar pessoas. Mas vende muito livro.

1 Os 5 Desafios das Equipes

Patrick Lencioni – Campus/Elsevier (2009)

O autor lista cinco dificuldades que costumam existir entre os funcionários e que precisam ser combatidas — a falta de confiança, de compromisso, de foco, o medo de conflitos e a fuga de responsabilidades.


2 Blink

Malcolm Gladwell – Rocco (2005)

O autor diz que é possível treinar para se tornar um tomador de decisões instantâneas com base na intuição. O livro explica por que algumas pessoas tomam decisões brilhantes dessa forma enquanto outras seguem caminhos equivocados.

3 Drive

Daniel H. Pink – Campus/Elsevier (2010)

O americano Daniel Pink estudou por mais de 40 anos quais são as motivações para que uma pessoa persiga seus objetivos. Não é só dinheiro, mas, sim, a realização de criar coisas novas e que causem impacto positivo na sociedade. Por isso, os planos de incentivo de curto prazo criados pelas empresas podem limitar o desempenho dos funcionários.

4 Empresas Feitas para Vencer

Jim Collins – Campus/Elsevier (2001)

O americano Jim Collins analisou, com base em um estudo com 1 435 companhias, os fatores que levaram empresas medianas a dar um salto de excelência e se tornar duradouras. Uma das razões é que seus donos e executivos se preocuparam, primeiro, com o sucesso da empresa, e não com sua própria riqueza ou status.


5 Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes

Stephen R. Covey – BestSeller (2005)

Poucos são os empreendedores que conseguem dar conta da rotina, pensar na estratégia dos negócios e ainda encontrar tempo livre no
final do dia. O livro reúne recomendações para organizar a agenda em prioridades.

6 Fora de Série 

Malcolm Gladwell – Sextante (2008)

O que supostos talentos natos, como Mozart, Beatles e Ronaldo, têm em comum? Desde cedo eles treinaram muito. De acordo com o autor, a excelência — em qualquer atividade — só chega após 10.000 horas de prática.

7 Rápido e Devagar

Daniel Kahneman – Objetiva (2012)

O professor israelense Daniel Kahneman, ganhador do Nobel de Economia em 2002, reúne estudos sobre a maneira como tomamos decisões — por meio do pensamento rápido, intuitivo e emocional, ou do pensamento devagar, lógico e ponderado.

De acordo com o autor, pensar devagar sobre tudo é simplesmente impossível. Por outro lado, há situações em que a intuição nos leva para o caminho errado —é o momento de desacelerar. Nos negócios, alternar as formas de decidir pode evitar problemas, como o excesso de confiança, a dificuldade de planejamento e a falta de equilíbrio diante de perdas financeiras.


8 Conhecimento em Gerenciamento de Projetos 

Vários autores – Saraiva (2009)

Desenvolver um plano consistente é fundamental para que uma empresa alcance suas metas. A obra ensina como elaborar projetos usando as melhores práticas de uma metodologia chamada PMI. Os três aspectos que mais demandam gerenciamento são as definições de  objetivos, prazos e custos.

9  Como Fazer Amigos & Influenciar Pessoas

Dale Carnegie – Companhia Editora Nacional (52ª edição — 2012)

O autor afirma que o sucesso de uma empresa depende muito da capacidade que o empreendedor tem para se comunicar, liderar e passar entusiasmo para sua equipe.

O livro sugere técnicas para se relacionar bem, como sorrir, não reclamar de tudo, se lembrar do nome das pessoas  e se colocar no lugar dos outros.

10 Faça Acontecer

Sheryl Sandberg – Companhia das Letras (2013)

A obra foi escrita por Sheryl Sandberg, braço direito de Mark Zuckerberg à frente do Facebook. Ela faz uma reflexão sobre o papel da mulher nas empresas e por que ainda são minoria nos postos de comando.

Segundo Sheryl, os homens têm mais ambição, facilidade de fazer networking e receber indicações profissionais. E diz que as empresas também têm parte importante da culpa ao não criar ambientes mais flexíveis.