Lançamento da Peugeot Expert mostra nova geração de utilitário

Modelo estreia em grande estilo na Fenatran 2017 e chega para estabelecer novos padrões para o segmento

O lançamento da Peugeot Expert aconteceu na 21ª edição da Fenatran, o maior evento de transporte de cargas do Brasil, realizado em São Paulo (SP), entre os dias 16 e 20 de outubro. Foi a primeira vez que o novo veículo de trabalho da montadora francesa foi apresentado para o público geral. Quem compareceu ao evento pôde ter contato com o moderno veículo utilitário leve, totalmente alinhado com o modelo europeu, e conhecer as qualidades com as quais ele pretende elevar a régua do segmento: grande capacidade de carga, excelente ergonomia, elevada eficiência energética, dirigibilidade e conforto de carro de passeio. Tudo isso pontuado por design elegante e uma imbatível relação custo-benefício.

A Peugeot tem os utilitários de carga em seu DNA desde o século passado, é atualmente líder em países da América Latina como Argentina e Chile e também na Europa, onde a Expert é o grande destaque de vendas. E, segundo a diretora-geral da marca no Brasil, Ana Theresa Borsari, uma das metas é brigar pelo lugar mais alto do pódio por aqui também. “Não tenho dúvidas de que temos uma gama de produtos capazes de brigar pela liderança”, disse a executiva, após a apresentação oficial do modelo. “A Expert possui uma série de qualidades que, não por acaso, a colocaram na liderança do segmento na Europa. E, conversando com clientes aqui no Brasil, entendemos a importância de alguns detalhes, de algumas astúcias que estão presentes na Expert. Antes de mais nada, o empreendedor busca facilidade e versatilidade.”

Pensada para o dia a dia

Algumas das “astúcias” mencionadas pela presidente eram rapidamente identificadas pelos visitantes. Como o aproveitamento total de espaço, uma vez que as caixas de roda não invadem o interior, ou o piso baixo, que facilita o acesso para a carga e descarga – que pode ser realizada com a utilização de uma empilhadeira. A Expert transporta até 1,5 tonelada e tem volume útil de até 6,6 metros cúbicos.

Para o motorista Carlos Júnior, que trabalha com o transporte de pias e cubas de aço inox e estava na Fenatran com a missão de fazer recomendações para a próxima troca de veículo da empresa, a abertura em 180º é ideal para o seu trabalho no dia a dia. “Eu trabalho com objetos grandes e pesados e, vira e mexe, temos dificuldades, pois precisamos ter muito cuidado para não danificar a carga ou o veículo.” Outro ponto a favor da Expert, na avaliação de Júnior, foi a altura compatível com o acesso a estacionamentos, docas e garagens – o que, para ele, é um fator crucial para melhorar a sua produtividade. “Nós trabalhamos com entrega porta a porta e eu não consigo entrar em alguns condomínios ou estacionamentos”, explica. “Aí, eu sou obrigado a procurar um lugar para estacionar na rua e carregar o produto, perdendo muito tempo.”

A Expert ainda oferece outras facilidades, como a porta lateral deslizante, que pode ser aberta em espaços mais apertados, e o Moduwork, sistema que permite o transporte de objetos mais longos, com até 4 metros de comprimento. Ele funciona com a elevação do assento lateral do passageiro e a retirada de uma tampa que dá acesso à cabine. Por fim, o novo utilitário da Peugeot ainda pode se transformar em um confortável escritório móvel, já que o apoio de braço vira uma prática prancheta, em que se pode apoiar um caderno ou um notebook, por exemplo.

Espaço interno: com o Moduwork, é possível aproveitar o espaço embaixo do banco do passageiro para acomodar cargas longas

Espaço interno: com o Moduwork, é possível aproveitar o espaço embaixo do banco do passageiro para acomodar cargas longas (Mariana Pekin/Abril Branded Content)

Bem-estar do motorista em primeiro lugar

O conforto foi a palavra de ordem na hora de desenvolver a cabine da Expert, para que o desgaste em dias de trabalho em meio ao trânsito pesado ou longos trajetos seja minimizado, contribuindo para uma melhor produtividade. Com exatos 2 metros de altura, Luiz Cabral, funcionário de uma empresa de logística de Jundiaí (SP) e que costuma dirigir por longas distâncias, elogiou o espaço interno. “Fiquei bem acomodado, sem encostar a cabeça no teto e com espaço de sobra para os joelhos. Todos os comandos parecem bem ao alcance das mãos e os bancos são confortáveis.”

Motoristas de todas as alturas encontram facilmente a posição ideal para dirigir com a regulagem de ajuste de altura do banco, que conta com apoios de cabeça e braço, e com a regulagem de altura e profundidade do volante. O condutor e outros dois passageiros viajam sem aperto e, por toda a cabine, há diversos porta-objetos, que podem acomodar até 60 litros de volume – fato que rendeu elogios de Cabral. “Normalmente, não se preocupam com esse tipo de coisa para quem trabalha com entrega, mas são detalhes que fazem muita diferença para a gente no dia a dia.”

Conforto: a cabine interna da Expert foi pensada para atender às necessidades dos motoristas que ficam muito tempo ao volante

Conforto: a cabine interna da Expert foi pensada para atender às necessidades dos motoristas que ficam muito tempo ao volante (Mariana Pekin/Abril Branded Content)

Outra característica marcante da Expert é a sensação de estar ao volante de um carro de passeio – mérito da robusta suspensão independente com sistema de amortecimento variável e da suavidade do trem de força e da direção eletro-hidráulica. Em relação ao modelo europeu, a Expert nacional recebeu molas mais compridas e firmes, com 30 milímetros adicionais de altura da carroceria em relação ao solo – assim, ficando mais adequada às condições de rodagem nas vias brasileiras. Motor e caixa de câmbio são resguardados por um protetor de cárter de 20 milímetros de espessura.

Eficiência e segurança

O consumo de combustível é, sem dúvida, uma das maiores preocupações de quem trabalha com o transporte de cargas. Tanto que, invariavelmente, uma das primeiras perguntas dos visitantes no estande era sobre o consumo de combustível. Em média, a Expert roda 11,4 quilômetros com um litro de diesel na cidade, fazendo 12,1 quilômetros por litro em uso rodoviário. É o melhor índice da categoria, mérito do motor diesel BlueHDi 1.6, de 115 cavalos de potência e 30 kgmf de torque – único da categoria no Brasil que atende à norma Euro 6, legislação europeia de emissão de poluentes e gases de efeito estufa – que tem limites que serão adotados aqui no Brasil somente daqui a alguns anos.

Além da economia de combustível, o bom torque se traduz em força nos arranques e em subidas, mesmo com o veículo carregado com carga máxima. Nos aclives, por sinal, o motorista ainda conta com o Hill Assist, que segura o carro brevemente quando o pedal do freio é liberado, impedindo que o veículo recue. O recurso ajuda a evitar acidentes e contribui para preservar a vida útil da embreagem. A Expert também conta com um pacote completo de segurança, com airbags frontais com três pontos de impacto, freios a disco nas quatro rodas e o sistema ESP de controle de estabilidade, que ajuda o motorista a manter o controle do veículo em curvas mais fechadas, desvios bruscos de trajetória ou asfalto escorregadio.

Apesar de cotidianos bem diferentes no que diz respeito ao trabalho de entregas, os dois entrevistados concordam que a autonomia da Expert, superior a 1 000 quilômetros, é um diferencial de extremo valor. “Ter que abastecer constantemente atrapalha a rotina das entregas e nos faz perder muito tempo”, disse Júnior, que basicamente roda o dia inteiro na cidade. Já Cabral, que costuma viajar longas distâncias pelo Brasil afora, ressaltou que essa autonomia dá mais tranquilidade ao motorista. “Tem lugares pelo interior do Brasil em que você não encontra um posto por centenas de quilômetros.”

Ainda em relação à segurança, destaque para a chave com telecomando, que faz a abertura da cabine separadamente do compartimento de carga, evitando furtos. E, em caso de tentativa de roubo com a quebra das janelas, os botões de abertura das portas traseiras ficam inativos, preservando a carga.

Suporte total ao empreendedor

Não foi apenas com as necessidades que o empreendedor tem com o seu veículo de trabalho que a Peugeot se preocupou. A empresa criou o Peugeot Professional Center, concessionária para atendimento exclusivo e serviços de pós-venda para clientes corporativos. A Peugeot também desenvolveu o Total Care Pro, programa que estabelece 13 compromissos inéditos com o consumidor, tendo como base a transparência, o cuidado, o respeito e a excelência:

1. Agendamento de serviços e informações com concierge.

2. Entrega do carro no mesmo dia em revisões agendadas; em caso de descumprimento, o cliente não paga.

3. Garantia do valor do orçamento, respeitando o que consta na fatura – ou a Peugeot paga a diferença.

4. Cumprimento das revisões de preço fixo.

5. Controle de qualidade em 100% dos veículos que passam nas oficinas da Peugeot.

6. Apresentação de todas as peças substituídas do veículo no momento da entrega.

7. Entrega do veículo na data e hora combinadas.

8. Empréstimo de outro veículo Peugeot para locomoção, caso o reparo necessite mais de quatro dias úteis, mesmo que o veículo do cliente esteja fora da garantia.

9. Garantia de um serviço de reboque gratuito, 24 horas por dia, durante oito anos, em casos de pane ou colisão.

10. Em caso de descumprimento de qualquer Compromisso, o cliente pode acionar o SAC Peugeot pelo 0800 703 24 24.

11. Disponibilidade de um consultor de serviços dedicado ao veículo utilitário.

12. Entrega do veículo lavado, em sua parte externa, após a revisão.

13. Fatura de serviços e peças por meio de boleto bancário.

Versões e irmã maior

A Expert foi apresentada com condições especiais de negociação na Fenatran, e poderá ser vista nas concessionárias a partir da segunda quinzena de novembro

A Expert foi apresentada com condições especiais de negociação na Fenatran, e poderá ser vista nas concessionárias a partir da segunda quinzena de novembro (Mariana Pekin/)

A Expert é vendida com taxa a partir de 0,69% ao mês, ou entrada a partir de 10%, em até 48 vezes. O modelo está disponível nas versões Expert Business 1.6 (a partir de 79 990 reais) e Expert Business Pack 1.6 (pacote que acrescenta ar-condicionado, vidros e retrovisores elétricos, sistema Moduwork, faróis de neblina e chave com telecomando), nas cores Cinza Aluminum e Branco Banquise. Além delas, uma versão de passageiros deve ser lançada no primeiro trimestre de 2018, ainda sem preço definido.

O estande da Peugeot também exibiu a Boxer, “irmã maior” da Expert que chegará para completar a gama da marca no Brasil em 2018. Com capacidade para transportar 1,5 tonelada e 13 metros cúbicos de volume, ela foi mostrada na Fenatran com motor 2.0 Diesel Blue HDi 130 cv e 34,0 kgfm, contando também com a abertura das portas traseiras em até 270º.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Unquestionably believe that which you stated.
    Your favourite reason seemed to be at the internet the eazsiest thing too havee in mind of.
    I say to you, I certainly get irked whilst
    other people think about issues that they just do not realize
    about. You managed to hit the nail upon the top and defined out the whoke thing without having side-effects , folks can take a signal.
    Will likely be again tto get more. Thanks
    http://eri.staff.gunadarma.ac.id/Downloads/files/29549/bahan1.pdf silabus mata kuliah
    manajemen pemasaran