Jovens investem R$ 100 mil em site de projetos de decoração

São Paulo – O crowdsourcing, como é chamada a co-colaboração na internet, é um fenômeno que fez surgir várias startups nos últimos dois anos. É o caso do ClickARQ, um site de concorrência criativa em decoração, arquitetura e design de interiores. Funciona da seguinte maneira: o usuário cria um projeto de decoração para um cômodo da casa, por exemplo, diz quanto está disposto a pagar e passa a receber projetos de um dos 380 arquitetos cadastrados. O escolhido leva o valor proposto.

A empresa foi criada pelos jovens empreendedores Michel Wajs, 23 anos, Moris Moas, 28, e Renato Nigri, 23. Todos são formados em administração de empresas e a ideia veio de um trabalho que Wajs desenvolveu na faculdade. “Eu estava na casa de um amigo que reclamava do arquiteto que não acertava o projeto que sua mãe havia pedido. Então, resolvemos que iríamos estudar a possibilidade de trabalhar o modelo de co-colaboração para este mercado”, conta.

Depois de algum tempo de pesquisa, o site entrou no ar em versão beta em maio de 2012 e ainda engatinha, com apenas quatorze projetos realizados. Segundo Wajs, o modelo de receita é baseado em uma porcentagem do valor pago pelo projeto. A fonte de inspiração dos jovens foi o site americano Arcbazar, que funciona de maneira muito parecida. Os sócios investiram 100 mil reais para iniciar o projeto e estão participando de um programa de aceleração da TreeLabs.