Fundos investem R$ 300 mil em negócios sociais

Três startups aceleradas pela Artemisia vão receber o investimento do Vox Capital e do Village Capital

São Paulo – A Artemisia Negócios Sociais, que apoia e acelera empresas nesta área, anunciou o investimento feito pelo Vox Capital e pelo Village Capital – em co-investimento com a Potencia Venture – em três das nove startups que participam da aceleradora.

O programa de aceleração dura nove meses e, nesta primeira etapa, os empreendedores aprendem a pensar como investidores. Para colocar isto em prática, eles foram incumbidos de decidir quem deveria receber o investimento da Village Capital.

“A gente quis trazer uma metodologia aplicada em outros países, em que os empreendedores puderam decidir quem iria receber o investimento”, explica Maure Pessanha, diretora executiva do Centro de Formações em Negócios Sociais da Artemisia. A Vox Capital, fundo gerido por Antonio Ermírio de Moraes Neto, preferiu escolher sozinha as startups que seriam investidas.

Os negócios investidos foram Banco Pérola, Quadrado Mágico e Saútil. O Banco Pérola é uma financiadora que oferece serviços de microcrédito para jovens da baixa renda. O Quadrado Mágico é uma plataforma de educação online que disponibiliza vídeo-aulas para o ensino fundamental e médio. O Saútil também é uma plataforma virtual que informa a qualidade e disponibilidade das informações sobre os recursos e serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Cada empresa receberá 100 mil reais de investimento. “A maioria vai investir em equipe ou em melhoria de tecnologia”, explica Maure. Segundo a executiva, o objetivo da aceleradora é deixar as empresas prontas para atrair um capital maior.