Empresa aposta em produtos naturais e fatura R$ 4,2 mi

A estratégia da Monama é levar os alimentos orgânicos para o maior número de pessoas

São Paulo – A dificuldade para encontrar produtos saudáveis e saborosos motivou a empresária Camila Brennand Fortes a estudar esse mercado.

Seis meses depois, e com um plano de negócios em mãos, a empreendedora inaugurou uma fábrica de alimentos orgânicos. A Monama já faturou R$ 4,2 milhões em 2012 e pretende alcançar R$ 7,5 milhões em 2013.

A ideia era começar a empresa com uma linha de sucos. Mas o relatório da consultoria contratada mostrou que brigar com as grandes marcas seria um caminho árduo e custoso.

A saída foi apostar em granola e barras de cereais, inicialmente vendidas pela internet. “A estratégia é levar os orgânicos para o maior número de pessoas. E a barra de cereal é um produto barato, fácil de levar e (o cliente) pode comer a qualquer hora”, explica.

O e-commerce idealizado pela empreendedora, entretanto, não deu os resultados esperados logo no início da operação, mas o faturamento foi alavancado pelas vendas em supermercados. Hoje, a demanda do varejo representa 98% do faturamento.

A preocupação da Monama é lançar produtos orgânicos com diferencial. Em 2012, o empreendimento lançou a semente de chia, óleo de coco, chocolate, creme de avelã e pão de chia – com textura semelhante a um pão de queijo e vendido congelado.

Para 2013, a previsão é lançar uva passa, mel, castanha de caju e uma linha de “baby food” com papinha, suplementos e biscoitos.

No fim do ano passado, Camila ganhou como sócia a empresária Bia Antony, ex-mulher do jogador Ronaldo. No mesmo período, elas iniciaram a busca por novos negócios e encontraram o Mercado Apanã, que funciona em Perdizes.

Chamou a atenção da empreendedora o fato de o comércio operar com entregas. Camila e Bia entraram no negócio como sócias e planejam expandir o mercado: a ideia é abrir 20 lojas em cinco anos. A segunda unidade será inaugurada em maio, na Rua Augusta.