Empreender é o sonho da maioria dos jovens, diz pesquisa

Pesquisa da Cia de Talentos revela que ter o próprio negócio é o emprego dos sonhos de 56% dos jovens; Eike Batista é o líder mais admirado

São Paulo – Ter um negócio próprio é o sonho de maioria dos jovens brasileiros. Segundo os resultados da 11ª edição da Pesquisa Empresa dos Sonhos dos Jovens, realizada pela Cia de Talentos em parceria com a Nextview People, 56% dos entrevistados disseram que em algum momento de sua carreira abrirão uma empresa.

A Petrobras lidera o ranking da pesquisa, seguida do Google e da Vale como as empresas mais desejadas para ter um emprego. Se abrir um negócio próprio fosse o nome de uma empresa, nesta edição da pesquisa, ocuparia o quarto lugar.

No ano passado, esta categoria ocupava a 102ª posição. Segundo a pesquisa, ter um negócio próprio é a uma forma de unir um bom ambiente de trabalho, realização profissional e retorno financeiro.

Ainda de acordo com a pesquisa, entre os nomes que compõem o ranking dos 10 líderes mais admirados pelos jovens brasileiros, o empresário Eike Batista foi o mais citado.

As principais justificativas para a escolha foram seu empreendedorismo e capacidade de inovar, sua clareza do que quer e de como chegar lá e suas características pessoais. Nomes como Lula, Dilma Roussef, Roberto Justus, Bernardinho, Silvio Santos e Abílio Diniz também entraram na lista.

O levantamento foi realizado entre fevereiro e maio deste ano e ouviu 46.107 jovens, estudantes e recém-formados, com idades entre 17 e 26 anos.