Cursos ajudam a formar empreendedores de alto impacto

BM&FBOVESPA e Endeavor oferecem programas para capacitar pequenas e médias empresas

São Paulo – Negócios que podem ser replicados e crescem rapidamente são conhecidos como de alto impacto. Em geral, essas empresas adotam posturas mais profissionais de gestão e se desenvolvem com empreendedores dedicados e capacitados. Pensando nisso, a Endeavor, organização americana que apoia empresas deste tipo, fechou uma parceria com a Babson College, instituição de ensino de negócios.

Juntas, elas promovem o curso “Building a High Growth Business” (Construindo uma empresa de alto crescimento), que tem como objetivo mostrar o caminho das pedras aos empreendedores em potencial.

Com duração de uma semana, o programa inclui aulas de professores da escola americana e donos de empresas que contam os principais desafios do cotidiano de um negócio. Todo o conteúdo será adaptado para a realidade brasileira. O curso acontece na sede da universidade, nos Estados Unidos, e custa 2 mil dólares, incluindo hospedagem e café da manhã.

As inscrições vão até o dia 15 pelo site do programa e as aulas começam em 18 de abril. Os selecionados devem apresentar as realizações da empresa, domínio em inglês e maturidade do projeto desenvolvido.

No Instituto Educacional BM&FBOVESPA, que vem fazendo um esforço para atrair empresas menores, serão oferecidos dois cursos que podem ajudar a profissionalizar a gestão de negócios. Um deles trata da transição de sócios em empresas familiares, assunto muitas vezes delicados dentro das corporações. As inscrições vão até o dia 14 e o valor do curso é de 295 reais. Entre os assuntos abordados, governança, conselho de família e processo de sucessão.

A governança corporativa é também tema de outro curso da Bolsa. Prevista para o dia 18, a aula custa 750 reais e vai tratar de boas práticas para acionistas e conselho de administração. As inscrições vão até o dia 17, no site da instituição.