Copa e Olimpíadas podem alavancar startups

Carlos Somaggio ressaltou em palestra na Campus Party as oportunidades que os eventos podem trazer para os empreendedores

São Paulo – Aproveitando as oportunidades da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016 para Empreender. Esse foi o tema da palestra apresentada por Carlos Somaggio, diretor-executivo do Instituto Sapientia, de Santa Catarina. Ele falou no início da tarde desta quarta-feira (8), no estande do Sebrae, na Campus Party. O megaevento digital vai até domingo (12), no Anhembi, em São Paulo.

Somaggio destacou as perspectivas na área digital com a realização desses dois grandes eventos do esporte. “Na história, temos um fato inédito, com a Copa e as Olimpíadas realizadas no mesmo país e com tanta proximidade. Isso traz enormes perspectivas de negócios ao Brasil”, afirmou. Ele lembrou que, durante a Copa, são esperados 600 mil turistas em apenas um mês, com expectativa de gastos em torno de R$ 6 bilhões.

Segundo o palestrante, os dois mundiais podem alavancar muitas startups, ideias de negócios com grande viabilidade. Para ele, o empreendedor precisa saber em que área atuar no mercado digital.

O diretor do Instituto Sapientia alertou quem busca criar um negócio sobre determinadas questões: é preciso mirar em necessidades crescentes do consumidor, não confundir seu desejo de atuar em uma área com o que o mercado busca e realizar pesquisas.

Carlos Somaggio citou o projeto 14 Bis, ação do governo federal por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Ministério da Ciência e Tecnologia. Com previsão de lançamento para março, a iniciativa terá showroom e portal para aproximar criadores de startups de grandes empresas que buscam inovação. O Instituto Sapientia tem parceria com o projeto em Santa Catarina.