Como tirar uma ideia do papel?

Fazer uma ideia dar certo é o passo mais importante para o empreendedor

Como tirar uma ideia do papel?

Respondido por Marcio de Oliveira Santos Filho, especialista em empreendedorismo

O princípio fundamental para tirar sua ideia do papel é ter uma boa diretriz estratégica escrita em um plano de negócios, por exemplo, ou em um bom sumário executivo. Como o mercado é muito dinâmico, normalmente os planos de negócios são ajustados ao longo do caminho, mas não se preocupe, pois isso é totalmente normal. Pivotar é o termo mais comum usado para especificar essa “mudança de direção estratégica”.

Uma dica não só para tirar a ideia do papel, mas para fazê-la dar certo, afinal é isso que o empreendedor busca, é a validação mercadológica das premissas que adotou em seu projeto.

Quando estiver elaborando o seu projeto/ideia é imprescindível que você converse com pessoas que entendam do setor, leia muito sobre o tema, ouça potenciais clientes, fornecedores e investidores. Esta “validação” de mercado (ou market validation, em inglês) é um dos fatores chave para o sucesso do seu negócio e é o que torna o projeto atrativo para receber investimento.

Uma maneira de ficar completamente imerso em seu projeto, validar com o mercado, com potenciais investidores e receber feedback é inscrever-se em um programa de aceleração e posteriormente em uma competição de startups/planos de negócios. Estes programas ajudam a desenhar melhor sua estratégia e validar o projetos com potenciais investidores.

Após completar as etapas de concepção do plano de negócios, validação de mercado e prova de conceito, minha dica é buscar capital via financiamentos governamentais (Finep, Fapesp, Cnpq) e posteriormente buscar investidores anjos e capital semente para escalar seu negócio.


Marcio de Oliveira Santos Filho
é associado da Inseed Investimentos e coordenador do Desafio Brasil.

Envie suas dúvidas sobre empreendedorismo para examecanalpme@abril.com.br