Como sua empresa pode usar o YouTube

A rede social baseada em vídeos pode trazer bons resultados para empresas

Como empreendedores podem usar o YouTube

Respondido por Lucas Diniz, especialista em redes sociais

Incluir a rede de vídeos do Google na estratégia de atuação em mídias sociais de sua empresa pode trazer diversas oportunidades de negócio. Segundo a Experian Hitwise, o Youtube é a segunda rede social mais acessada no Brasil.

Entretanto, colocar sua empresa na rede não significa obrigatoriamente criar um canal. Existem diversas opções adequadas a diferentes realidades e estratégias. Confira abaixo alguns caminhos:

Produza vídeos para seu canal: Sua empresa tem estrutura para investir em uma produção audiovisual com regularidade? Criar seu canal, deixá-lo atrativo visualmente e produzir vídeos exclusivos para web, compõem uma das estratégias mais engajadoras e gratificantes no Youtube. Porém, nem todas as empresas têm disponibilidade de investimento para esse tipo de produção.

Divulgue conteúdo: Se sua empresa revende produtos de outras companhias, uma alternativa é utilizar os vídeos de divulgação do próprio fabricante. Essa é uma forma de você manter um canal, sem necessitar da estrutura de estúdio, áudio e vídeo para produção regular de seus próprios filmes.

Você também pode divulgar esses vídeos em suas redes sociais e inseri-los na página do produto em seu site. É uma boa estratégia para redes de varejo e e-commerces fortalecerem sua relevância nas buscas para determinados produtos

Anuncie no Youtube: Nos momentos de diversão, seu público pode estar mais suscetível à mensagem que você quer comunicar. Combinado com o tipo de emoção que pode ser transmitida apenas pelo vídeo, o momento peculiar em que o anúncio captura o espectador torna os anúncios do Youtube uma ótima opção para complementar sua campanha publicitária e estratégia de links patrocinados.

Mesmo que você não veicule seus próprios vídeos no Youtube, é possível monitorar o que é falado sobre sua marca. Por exemplo, seu produto pode ter sido tema de uma paródia de um canal de humor, homenageado por um vlogger ou até ter motivado o protesto de um consumidor descontente.

Além de permitir reagir no momento certo, o monitoramento permite identificar oportunidades e ameaças para sua empresa. Além de vídeos, também é possível monitorar comentários realizados na rede.

É importante lembrar que existem alternativas de redes sociais para o compartilhamento e transmissão de vídeos. O Vimeo é uma rede mais segmentada, de design clean, ótima qualidade de imagem e vídeos com foco artístico. O Google+ é uma boa opção para a transmissão em tempo real de vídeos com a participação do público. A escolha da melhor rede e estratégia deve ser baseada no seu conteúdo e público-alvo.