Como preparar seu negócio para enfrentar uma crise?

Ter um bom plano de negócios em mãos ajuda a contornar dificuldades, diz especialista

Como preparar seu negócio para enfrentar uma crise?
Respondido por Márcio Iavelberg, especialista em finanças

Ao longo da sua trajetória, uma empresa está sujeita a enfrentar momentos de crise. Muitos negócios perdem margem devido a mudanças de mercado, como o aumento da concorrência e a queda no poder de compra do seu público alvo.

Um exemplo foi a mudança vivida pelos consultórios médicos nos últimos anos, com a redução dos atendimentos particulares, que perderam espaço para os pacientes conveniados. 

É comum observarmos nas empresas que atendemos que aquelas que já passaram por uma crise aprendem a viver de maneira mais enxuta, sem desperdício.

E a receita para sobreviver a uma crise financeira é exatamente essa. Usar os recursos da forma mais eficiente possível, tomando decisões rápidas. Também é importante ter um plano de negócios bastante completo nas mãos para usá-lo como guia no dia a dia. Este documento ajudará o empreendedor a não perder de vista seus pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças, entre outros aspectos importantes do negócio.


Márcio Iavelberg é sócio da Blue Numbers Consultoria Empresarial, especializada em PMEs. É administrador, com MBA em Finanças e especialização em Direito Tributário.

Envie suas dúvidas sobre finanças para examecanalpme@abril.com.br.