Como montar uma equipe de marketing na sua empresa

Especialista Eduardo Andrade explica quais são os principais profissionais de uma equipe de marketing

Como montar uma equipe de marketing?

Respondido por Eduardo Andrade, especialista em marketing

Antes de qualquer coisa, o contratante deve definir os recursos da empresa e objetivos a serem atingidos. Em uma pequena empresa é possível que encontremos um profissional que realiza sozinho todas as atividades de marketing. Portanto, seria um investimento abusivo definir um número fixo de cargos e uma hierarquia funcional se a empresa não tem condições de manter tal estrutura.

Outro ponto fundamental é definir os objetivos do departamento a partir do planejamento estratégico da empresa. Tudo deve estar alinhado com a estratégia do negócio. 

Como sabemos que administrar é gerir escassez de recursos, é provável que sua organização não tenha os recursos suficientes para captar profissionais especialistas em todas as áreas do marketing. A consequência é que, cada vez mais o profissional da área tem que assumir e acumular funções em diversas frentes.

Para resolver esse embaraço é importante entender que você precisa de uma equipe multidisciplinar que atenda a algumas áreas essenciais de conhecimento de marketing ainda que o número de integrantes dessa equipe seja reduzido. 

As funções essenciais que os profissionais devem assumir nas seguintes áreas de marketing são: pesquisa de mercado e comportamento do consumidor, marketing de produtos e serviços, comunicação integrada de marketing, gestão de preços, branding, gestão de vendas e de relacionamento com o mercado, estatística aplicada, trade marketing, marketing digital e inteligência de marketing. 

Resta lembrar que a definição dos profissionais de marketing na organização, bem como a permanência desses na empresa, será baseada na capacidade de resolver problemas e no quanto eles podem acrescentar à competitividade da organização através do conhecimento, atitudes e habilidades.

Todos os profissionais, independentes de seu papel no departamento, devem trabalhar em conjunto para encontrar a maneira de despertar interesse da oferta e garantir a perenidade do negócio. 

Eduardo Andrade é professor e coordenador do CBA Marketing do Ibmec/MG