Como decidir entre aceleradoras e incubadoras

Especialista fala sobre as características de cada uma dessas instituições de apoio a startups

Como decidir entre aceleradoras e incubadoras
Respondido por Cassio Spina, especialista em startups

Para decidir qual a melhor opção para sua startup, você deve conhecer as principais diferenças entre elas. As incubadoras são normalmente organizações sem fins lucrativos que tem como objetivo fomentar a criação de novas empresas provendo recursos básicos como espaço físico, infraestrutura, apoio e orientação.

Já as aceleradoras são entidades com fins lucrativos que tem como objetivo acelerar o desenvolvimento de empresas de alto potencial, provendo além dos recursos de uma incubadora, um pequeno investimento para permitir as startups executarem seus planos iniciais, em troca de uma participação no seu negócio, diferentemente das incubadoras, que costumam cobrar valores (subsidiados) pela infraestrutura oferecida. 

Outra diferença entre as duas é o tempo que as startups recebem de apoio. Uma incubadora normalmente dá suporte de 12 a 24 meses e as aceleradoras apoiam por períodos menores, em média entre 3 e 8 meses.

Se o seu negócio tem um prazo de maturação maior e não precisa de mais investimentos, uma incubadora pode ser a melhor opção. Por outro lado, se o seu negócio precisa de capital inicial e uma mentoria intensiva, uma aceleradora será a solução para sua necessidade.

Por fim, uma opção também viável é a combinação das duas, ou seja, pode-se iniciar utilizando uma incubadora e depois passar para uma aceleradora ou vice-versa. Além disso, cabe avaliar se os gestores da incubadora ou aceleradora têm alinhamento com sua visão de negócio.