Como dar uma guinada na sua empresa?

Especialista dá dicas para quem quer melhorar a gestão de um negócio

Como dar uma guinada na sua empresa?
Respondido por Dalton Viesti, especialista em gestão

Muitos me perguntam como e o que fazer para uma boa gestão de empresas. Minha resposta é que a empresa precisa sempre focar no que os clientes desejam com o menor uso de recursos possível, obviamente sem comprometer a qualidade final do produto ou serviço.

Todo dono de pequena empresa precisa buscar sempre um equilíbrio exato entre o que cliente deseja e sua lucratividade. Cuidado, pois se focar demais no que o cliente deseja pode perder lucro, assim como se focar demais no lucro faz perder cliente. Costumo dizer que o jogo da gestão é sempre buscar a maior produtividade possível encontrando a melhor relação entre o custo e o benefício do que vai ser oferecido ao cliente.

O que isso significa? As empresas devem, cada vez mais, encontrar o preço certo de venda que reflita a qualidade que o cliente percebe em seu produto ou serviço e ao mesmo tempo obter lucro. E porque a produtividade? Porque quanto mais produzir (oferecer), mantendo o mesmo custo fixo (mesma estrutura), mais o custo unitário cai e maior é a lucratividade de sua operação. Alerto que ultimamente muitos empresários, na busca de maior produtividade, acabam comprometendo sua qualidade.

Outra coisa importante para melhorar sua gestão é estar sempre atento ao fluxo de caixa de sua empresa. Esta ferramenta é utilizada para garantir que todos os seus compromissos com fornecedores e clientes sejam cumpridos garantindo seu crédito e sua credibilidade no mercado. Um gestor muito bom é aquele que tem preparo para utilizar todas as ferramentas de gestão de uma empresa e conhecimento suficiente para saber como e quando usá-las.

 

Dalton Viesti é consultor, coordenador dos cursos de graduação da Trevisan Escola de Negócios e professor de Empreendedorismo, Marketing e Gestão Estratégica

Envie suas dúvidas sobre gestão para examecanalpme@abril.com.br