Como conseguir dinheiro para começar um negócio

Especialista afirma que a maioria das empresas brasileiras nasce sem um plano de negócio e, quando ele existe, é bastante básico

Como conseguir dinheiro para começar um negócio?

Respondido por Rodrigo Zeidan, especialista em finanças

O nascimento das empresas no Brasil envolve dinheiro da família ou dos empresários, aversão a dívidas e limitação ao crescimento. Em mercados mais desenvolvidos, empresários montam planos de negócio em que o início do empreendimento já prescinde de instrumentos de dívida e de capital que não o do empresário, como títulos de dívida (debêntures, por exemplo) e de propriedade (busca de sócios como fundos semente e de venture capital), e recursos públicos.

No Brasil, o mercado de debêntures é acessível às grandes empresas, mas outras formas de capital estão disponíveis aos pequenos empresários. Existem fundos semente, anjo, venture capital e private equity que estão voltados a diferentes tipos e tamanhos de empresa.

Além disso, instituições públicas oferecem recursos a empresas nascentes, como o fundo Criatec do BNDES, o Prime – primeira empresa inovadora da Finep – e as instituições de pesquisa estaduais (Faperj, Fapesp, Fapemig) e o CNPq, via editais de apoio à inovação. 

Em um cenário de taxas de juros baixas, os investidores vão buscar maior retorno em negócios mais arriscados, como empresas nascentes. Há potenciais investidores com apetite para se tornarem sócios de novos negócios, desde que promissores.

Empreendedores preparados, com sólidos planos de negócio, projetos com alta perspectiva de crescimento e rentabilidade e sem medo de dividir o controle podem aproveitar o momento para viabilizar recursos e realizar o sonho do negócio próprio.

Infelizmente, a maioria das empresas brasileiras nasce sem um plano de negócio e, quando existe, é básico e nunca atualizado. Se você é um potencial empresário, lembre-se de que ninguém vai investir na sua ideia – mas sim na sua capacidade de executá-la.