Como começar um negócio na internet?

Especialista dá dez dicas para quem pensa em abrir uma empresa digital

Como começar um negócio na internet?
Respondido por Fernando de La Riva, especialista em negócios digitais

Para responder a esta questão, recorri a algumas ideias de empreendedores e investidores brilhantes e cheguei a dez itens.

1) Escolha seus sócios com cuidado. Essa é do Julio Vasconcellos, do Peixe Urbano. Seus sócios são pessoas com quem você vai passar horas infindáveis, provavelmente por muitos anos. Escolha quem tenha o mesmo pique para o trabalho e a mesma ambição financeira que você.

2) Consiga um co-fundador técnico. Em uma startup digital, três papéis são essenciais: o desenvolvedor, o designer e o vendedor, responsáveis por criar, construir e vender. Se só existe o fundador/vendedor, que não consegue executar a ideia e nem recorrer a terceiros, o resultado pode ser um ataque cardíaco.

3) Financie seu próprio negócio. O dinheiro mais barato é o suor, o restante vem gradualmente, proporcional ao nível de validação do seu modelo de negócio. Depois que você encontrar o ponto certo, cresça.

4) Não largue seu emprego. Você só deve deixar o que paga suas contas depois que o modelo de negócio estiver provado. Consiga um sócio e use o dinheiro para garantir que vocês dois tenham como pagar seus custos pessoais.

5) Leia! Antes de se lançar como empreendedor digital, fique atento às referências mais importantes. Sem fontes, o aprendizado será mais duro e longo que o normal.

6) Faça produtos simples, rápidos e incrementais. A primeira versão do produto, que chamamos de “produto mínimo viável”, deve permitir a validação de sua proposta que, por sua vez, deve ser a solução para um problema real, pela qual as pessoas estejam dispostas a pagar.

7) Seja científico. O sucesso vem de formas misteriosas, mas a validação do seu modelo de negócio pode ser organizada. São ciclos de construção, medição e aprendizado que permitem que você adapte sua visão inicial até um modelo que efetivamente funcione.

8) Falhe rápido e seja perseverante. Eric Ries usa, para isso, o termo “a decisão entre pivotar ou desistir”. Você deve perseverar em sua trajetória de negócios, mas não em um formato específico. Talvez você precise de uma mudança de estratégia, sem a mudança de visão.

9) Se você quer um passatempo, aprenda a jogar golfe. Empreender não é para quem quer fugir de um trabalho chato. Se você não conseguir se dedicar e dar energia suficiente para o negócio, ele será só uma perda de foco e de tempo.

10) Cuidado com custos pequenos e dívidas. Juntando conselhos de Warren Buffet: você tem que sobreviver a cada batalha para continuar como um empreendedor em série. O ambiente regulatório brasileiro é extremamente duro com quem fracassa. Tenha alergia crônica a custos e pavor quando eles são fixos.

Fernando De La Riva, da Concrete Solutions

 


Fernando de La Riva é diretor-executivo da Concrete Solutions, consultoria global de TI, e ajudou a desenvolver mais de 17 startups de tecnologia.

Envie suas dúvidas sobre negócios digitais para examecanalpme@abril.com.br.