Como buscar investimentos para o seu negócio

O primeiro passo para quem precisa buscar investimento para seu negócio é conhecer as opções

Como buscar investimentos para o seu negócio
Respondido por Hildebrando Camargo, especialista em finanças

O primeiro passo para quem precisa buscar investimento para seu negócio é conhecer as opções que o mercado tem para oferecer. Essas opções aumentam a cada dia e é necessário estudar em profundidade as vantagens e desvantagens de cada uma, levando em conta o objetivo para o qual o recurso será destinado.

É comum observarmos empreendimentos que não deram certo em função de um investimento impróprio ou captação mal planejada. Este é um tipo de decisão para a qual não se deve poupar esforços de análise, principalmente dos riscos envolvidos.

Um projeto, com previsão de cenários, nesse caso, é um bom ponto de partida. Não há como fugir de planejamento estratégico, planos de negócio e análises de viabilidade financeira. Ferramentas imprescindíveis, não só para fundamentar uma decisão de investimento, como para conseguir credibilidade no processo de captação no mercado, seja através de instituições financeiras ou de potenciais parceiros para o negócio.

As instituições financeiras oferecem uma série de linhas de crédito e fundos de investimento, com diferentes propósitos e critérios, voltados para a estruturação de um novo negócio; ampliação de atividades, bens ou operações; reestruturação financeira; negociação de recomposição de dívida entre outros.

Para pedir dinheiro, há uma série de obrigações a cumprir, regulamentadas e acompanhadas, rigorosamente, pelo sistema financeiro. Sua reputação conta muito, inclusive a sua trajetória organizacional, seriedade e idoneidade corporativa.

É necessário comprovar que a empresa está preparada para honrar o investimento hoje e no futuro. Mesmo o novo empresário, que ainda está estruturando seu negócio, precisa demonstrar que a sua conduta está suportada por boas práticas organizacionais e de governança.

O investidor quer transparência e transparência só existe onde há organização, controle e fidedignidade. Não importa o tamanho, o tipo ou a situação do negócio. A reputação é a melhor moeda.

Hildebrando Camargo é diretor da Moore Stephens Auditores e Consultores.