Como as pequenas empresas podem usar as redes sociais?

Especialista indica como os negócios de menor porte podem ganhar com o uso dessas ferramentas

Como as pequenas empresas podem usar as redes sociais?
Respondido por Daniela Khauaja, especialista em marketing

São Paulo – Muitas companhias utilizam as redes sociais ainda de modo passivo, ou seja, só monitoram o que se fala da marca. Esse monitoramento é imprescindível para grandes organizações e existem até empresas especializadas em prestar esse serviço.

As PMEs podem utilizar as redes sociais para gerar idéias. Sugiro começar convidando sua comunidade pessoal (seus contatos) a conhecer sua empresa. Depois incentive as pessoas a colaborarem na criação de novos produtos, serviços ou idéias.

Essa não é mais uma maneira de anunciar seus produtos. Sua empresa deve ser convidada a participar das comunidades pelos seus integrantes. O primeiro mandamento é descobrir como ser interessante a ponto de ser convidado. Depois, a interação deve ser contínua. Como em toda ação de marketing, para investir nas redes sociais, as empresas devem determinar objetivos, dedicar recursos e mensurar os resultados.

Atenção: só será possível engajar as pessoas a participar se for algo interessante para elas, afinal as comunidades são formadas com base em critérios de interesse.

Procure oferecer serviços e informações relevantes, como as últimas novidades ou as tendências de seu setor de atuação. Assim, sua empresa pode se tornar conhecida como especialista em determinado assunto. A partir desse ponto, as redes sociais podem ajudar a construir sua marca.

As vendas também podem ser impulsionadas pelas ferramentas de redes sociais já que muitos consumidores tomam decisões de compra baseadas nas recomendações de suas comunidades.

Além disso, é possível construir e manter relacionamento com clientes. Com o crescimento da sua empresa, será preciso orientar seus colaboradores a falar sobre sua marca ou ainda contratar uma agência para fazer sua comunicação nas redes sociais. Tenha muito cuidado pois um único comentário infeliz pode causar danos para a imagem da marca.

    <h5>
        <em><strong>Daniela Khauaja</strong> é especialista em marketing pela Western International University de Londres e coordenadora da área de marketing de pós-graduação da ESPM. <br>
        <br>
        Envie suas dúvidas sobre marketing para <strong><a href="mailto:examecanalpme@abril.com.br">examecanalpme@abril.com.br</a></strong>.</em>
Notícias sobre