Como aprender a negociar melhor em menos de 5 minutos

Veja algumas recomendações do especialista em vendas para quem deseja negociar com sucesso

São Paulo – Saber negociar é uma habilidade importante para empresários que precisam lidar com clientes e fornecedores. Mas, controlar a ansiedade e negociar não são tarefas fáceis para a maioria dos empreendedores

O consultor e especialista em vendas Mario Rodrigues, do IBVendas, gravou uma série de vídeos para o programa Dicas para Empreendedores, de EXAME.com, sobre esse assunto. Em menos de 5 minutos, veja algumas recomendações para aprender a negociar melhor.

1. Controle o nervosismo

É comum ficar nervoso durante uma negociação com um cliente ou fornecedor. Entretanto, todo pequeno empresário deve aprender a controlar esse sentimento e não deixar que isso interfira na conversa. Uma recomendação é ficar atento aos gestos para não denunciar o seu nervosismo.
 

2. Prepare-se

As chances de uma negociação dar certo diminuem bastante quando o empreendedor acredita que não precisa se preparar. Saber quais são os interesses do outro lado e o que ele pode oferecer em troca são algumas coisas que todo empresário deve fazer.

3. Não faça qualquer coisa para ganhar

Muitos empreendedores acreditam que para fechar um negócio é preciso ceder para o outro lado. Entretanto, o momento final de uma negociação não deve ser encarado dessa maneira. Controlar a ansiedade é uma das principais recomendações do especialista.